

Homem não resistiu à queda de 100 metros de altura – Foto: @jarahumilde/X
Durante um festival de balões realizado no domingo (11) no município de Enrique Estrada, em Zacatecas, no México, um balão de ar quente pegou fogo e caiu de uma altura estimada em 100 metros. O condutor da aeronave, Lucio Bañuelos Dorado, de 40 anos, morreu. Outras duas pessoas ficaram feridas com queimaduras de primeiro grau.
O acidente aconteceu durante o Primeiro Festival de Balões, parte da programação oficial da Feira Enrique Estrada 2025. Imagens gravadas por pessoas no local mostram o momento em que o balão é consumido pelas chamas e uma pessoa permanece pendurada pouco antes da queda.
Organizadores do evento são procurados pela Justiça após queda de balão em chamas
Após o acidente, o governo estadual determinou a abertura de uma investigação criminal. O caso é tratado como homicídio culposo, lesões e abandono de pessoas. Segundo a Promotoria do Estado de Zacatecas, dois organizadores do festival estão foragidos.

Lucio Bañuelos Dorado, 40 anos, morreu após cair de balão em chamas – Foto: Reprodução/Redes sociais
O secretário-geral de Zacatecas, Rodrigo Reyes, declarou que pediu a atuação e investigação do Ministério Público para reforçar a fiscalização de eventos públicos.
“Instamos todas as autoridades municipais a fortalecerem seus mecanismos de verificação para evitar esses tipos de riscos durante suas atividades e festividades”, escreveu em publicação nas redes sociais.
Veja momento em que balão em chamas cai
Homem fica pendurado a 100 metros de altura com balão em chamas – Vídeo: Hiram Hurtado/@ehiramhurtado/X
O condutor de 40 anos não resistiu à queda de 100 metros de altura – Vídeo: @jarahumilde/X