

Falsos entregadores violavam mecanismos de segurança para obter lucros indevidos – Foto: Banco de Imagens/ND
A DCE (Delegacia de Combate a Estelionatos) de Joinville prendeu em flagrante, nesta última semana, um homem de 22 anos acusado de aplicar o chamado “Golpe do Aniversário” contra uma moradora do bairro Boa Vista.
O suspeito se passava por entregador e integrava um grupo criminoso paulista especializado nesse tipo de estelionato. De acordo com a Polícia Civil, o golpe consistia em simular a entrega de um presente de aniversário, cobrando uma taxa fictícia por meio de uma máquina de cartão adulterada.
O objetivo era capturar dados bancários e senhas para desviar grandes quantias das contas das vítimas. Os prejuízos só eram percebidos posteriormente, quando os bancos informavam os clientes sobre movimentações suspeitas.
Após a prisão, os agentes localizaram, em um condomínio na zona leste de Joinville, diversos itens de origem ilícita, como máquinas de cobrança de várias marcas, celulares, cartões de crédito e duas motocicletas utilizadas nos crimes.
Homem de 22 anos foi preso em flagrante em Joinville após tentar aplicar o Golpe do Aniversário – Vídeo: PCSC/Divulgação/ND
A operação foi realizada em conjunto com as unidades do Departamento de Investigações Criminais (Decod, DRR, Decrim e DPA), com apoio da Guarda Municipal, Nisp/Seprot e da 2ª Delegacia Regional de Polícia, após troca de informações de inteligência com a DCE/Capital.
Golpe do Aniversário faz vítimas em várias cidades catarinenses
Nos últimos 30 dias, ao menos 25 pessoas foram vítimas do “Golpe do Aniversário” nas cidades de Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu e Joinville. O prejuízo total estimado gira em torno de R$ 300 mil. A Polícia Civil de Santa Catarina segue com as investigações para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na organização criminosa.