Neste sábado (10), estreia o “S.O.S Mudanças Climáticas”, o novo projeto multimídia do acidade on, em parceria com a PUC-Campinas. Em esforço conjunto, jornalistas profissionais, professores da Faculdade de Jornalismo e Curso de Mídias Digitais produziram conteúdos em texto, imagem e vídeo sobre as mudanças climáticas na região de Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.
Segundo a professora responsável da PUC-Campinas, Amanda Artioli, essa parceria é uma oportunidade de formar uma nova geração de profissionais de comunicação comprometidos com o meio ambiente e com a sociedade.
“A ideia é trabalhar junto com a população para conhecer as consequências diretas da crise climática no cotidiano delas”, explica.
Dessa vez, 95 alunos estão envolvidos com o projeto. Eles são incentivados a refletir sobre as mudanças climáticas nas cidades de cobertura e orientados por professores e jornalistas das redações. A novidade é a produção da identidade visual, elaborada por graduandos do Curso de Mídias Digitais. Entre os temas, você poderá conhecer melhor sobre o que são as mudanças climáticas, como elas afetam a saúde, o trânsito, o desempenho escolar, a agricultura e outros. Confira o vídeo de apresentação:
Ver essa foto no Instagram
Vivência profissional
O projeto faz parte da disciplina “Projeto Integrador”, da Faculdade de Jornalismo e do Curso de Mídias Digitais, que tem como objetivo aproximar universitários das redações profissionais da região para uma vivência profissional. Este é o terceiro tema que o acidade on e a PUC-Campinas trabalham juntos.
No primeiro semestre de 2024, o assunto foi sobre os 250 anos de Campinas. No segundo semestre, pautas sobre as Eleições Municipais, com o projeto “Se é fake, não é news”, foram feitas. Neste ano, as mudanças climáticas são o foco.
Toda a produção, gravação, edição e criação do pacote gráfico são feitos pelos estudantes, professores e técnicos. A redação do acidade on apoia com orientações dos jornalistas, recomendação de fontes e edição final dos textos.
Ao final do semestre, é realizada uma cerimônia de encerramento, com palestras com profissionais do Grupo EP e premiação. Neste ano, são três categorias:
- Melhor performance de vídeo
- Melhor performance de texto
- Melhor qualidade de texto
As mudanças climáticas no interior de São Paulo
Durante 2024, as cidades da região de cobertura foram afetadas por, entre outros, recordes de calor, enchentes e focos de incêndio. Em Campinas, de acordo com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), a temperatura média anual foi de 24,2, com as máximas atingindo 30,6°C, superando todos os recordes desde o início das avaliações, em 1890.
Em Ribeirão Preto, em meados de agosto, a Prefeitura informou que a cidade chegou a enfrentar 14 focos de incêndio em diferentes regiões.
Na região central, São Carlos foi uma das cidades que mais registrou focos de incêndio em todo o território paulista, conforme relatado pelo Programa de Queimadas do Inpe, em 12 de setembro. Já Araraquara entrou no mapa de emergência climática do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática por causa do aumento do número de queimadas.
O post S.O.S Mudanças Climáticas: conheça o novo projeto multimídia do acidade on e PUC-Campinas apareceu primeiro em ACidade ON.