Segundo dia do Fórum Catarinense de Cultura reforça debates sobre políticas culturais nos municípios

Durante esta quarta-feira (7), os participantes do XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas fundamentais para a gestão cultural nos municípios, com uma programação repleta de oficinas temáticas. Promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o evento conta com o apoio da Prefeitura de Chapecó, da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc).

Seis oficinas, distribuídas durante a manhã e a tarde, abordaram temas como a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a execução de recursos da Lei Aldir Blanc, fontes de financiamento, comunicação e difusão cultural, valorização da cultura popular e o potencial do audiovisual na economia dos municípios. As atividades foram conduzidas por especialistas da área e proporcionaram momentos de aprendizado coletivo e discussões conjuntas sobre a política pública da cultura nos municípios catarinenses.

A programação desta quarta também foi marcada pela entrega do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural 2025, que reconheceu cinco experiências exitosas realizadas por prefeituras, associações de municípios e consórcios intermunicipais. Cada projeto vencedor teve a oportunidade de ser apresentado ao público do evento, evidenciando o impacto positivo de iniciativas locais no fortalecimento da cultura. Outro momento especial da noite é a posse da nova diretoria do Congesc, e a celebração dos seus 15 anos de atuação com uma homenagem aos ex-presidentes, valorizando o trabalho coletivo construído ao longo da última década e meia.

O Fórum segue até quinta-feira (8), com a tradicional leitura da carta final do evento e uma palestra de encerramento sobre a Segurança Jurídica a partir do Marco Regulatório do Fomento à Cultura, ministrada por Kizzy Collares Antunes, consultora jurídica junto ao Ministério da Cultura.

Fotos: Diogo José/Prefeirura de Chapecó

Adicionar aos favoritos o Link permanente.