Na reunião extraordinária desta terça-feira (6) à tarde o Conselho Universitário volta a discutir uma proposta polêmica: a retirada da homenagem que dá o nome de João David Ferreira Lima ao campus da UFSC. A sugestão faz parte de um encaminhamento do relatório da Comissão da Memória e Verdade da instituição, que sustenta que o primeiro reitor da universidade teria colaborado com a ditadura. Há possibilidade, aliás, de revisão de todas as homenagens já concedidas pela UFSC. A família do ex-reitor questionou a legitimidade da comissão para elaboração do relatório – pois teria de ser formada apenas por integrantes do conselho universitário – e pediu a nulidade do documento.
A iniciativa está repercutindo. O Movimento Floripa Sustentável manifestou “profunda indignação” sobre o assunto: “Causa espanto que, após anos de reconhecimento institucional ao legado do professor João David Ferreira Lima – primeiro reitor da UFSC, idealizador do campus universitário e figura central na consolidação da universidade como centro de excelência –, tente-se agora apagar sua memória com base em argumentos inconsistentes”. E registra ainda que considera “inaceitável qualquer medida que busque deslegitimar conquistas históricas da UFSC e seu compromisso com a memória de figuras que, apesar das circunstâncias adversas de sua época, dedicaram-se à construção do saber, da democracia e da educação pública de qualidade em Santa Catarina”.
CRISE
O aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a decretação de situação de emergência repercutiram na sessão da Câmara de Florianópolis nesta segunda-feira (5). O vereador Afrânio Boppré (PSol) pediu a convocação do secretário de Saúde, Almir Gentil, para falar sobre o aumento da procura por atendimento e ações oficiais para enfrentar a situação.
BRASÍLIA – O Ministério Público de SC está reestruturando o escritório de representação em Brasília, que será coordenado pelos procuradores Daniel Paladino e Maury Viviani. Paladino terá uma atuação mais especializada nos assuntos da Coordenadoria de Recursos Criminais, enquanto Viviani atuará nos assuntos relacionados à Coordenadoria de Recursos Cíveis.

Com produção de Fabiano Silveira, acontece em Florianópolis entre os dias 4 e 8 de junho a XIII Bienal de Tango. Na programação, aulas, bailes, apresentações artísticas e experiências gastronômicas. O evento vai reunir nomes de destaque da cena internacional, como Sebastian Martinez e Ayelen Morando. O Centro de Eventos Jorge Joaquim Daux Boabaid, em Canasvieiras, será o principal ponto de encontro do evento e palco das milongas. Os ingressos estão disponíveis no site oficial.
