
A Prefeitura de Itajaí decretou estado de emergência na área da saúde em razão do crescimento significativo dos casos de doenças respiratórias, especialmente da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida, publicada na segunda-feira, 5, permite a contratação de profissionais e a aquisição emergencial de materiais e serviços, como a utilização de leitos na rede privada.
Em março de 2025, o município registrou 125 casos de doenças respiratórias. No entanto, conforme atualização feita em 29 de abril, esse número subiu para 583, representando um aumento expressivo na demanda por atendimento.
O Centro Integrado de Saúde (CIS) já vem atuando com reforço na estrutura, com mais leitos e ampliação da equipe para atender a população. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Mylene Lavado, o plano de ação para o enfrentamento de síndromes respiratórias já está em execução, tanto no CIS quanto no Hospital Pequeno Anjo.
Na segunda-feira, 5, a UTI do Hospital Pequeno Anjo — referência em atendimento infantil na região e único com UTI pediátrica — operava com 85% de ocupação, restando apenas três vagas disponíveis. Já no Hospital Marieta Konder Bornhausen, que atende adultos, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 100%, incluindo também a UTI neonatal.
Até a publicação, a campanha de vacinação contra a gripe em Itajaí contabilizou a aplicação de 12.450 doses em idosos, crianças e gestantes — o que representa 19,54% da população prioritária, cuja meta de cobertura vacinal é de 90%. No total, já foram aplicadas 20.231 doses no município.
Novos leitos para atendimento infantil
Também nesta segunda, a prefeitura anunciou a ampliação da estrutura da ala pediátrica do CIS, com a chegada de sete novos leitos e oito poltronas clínicas. A unidade, que contava com nove leitos e uma poltrona, agora dispõe de 14 leitos — divididos entre clínicos e respiratórios — e nove poltronas, voltadas para administração de medicamentos.
Além da expansão física, a equipe médica foi reforçada com a inclusão de mais profissionais de enfermagem e um pediatra em plantão 24 horas, exclusivamente para atender casos de SRAG.
*Com informações de NSC Total
Leia também:
1. Vereador de Brusque solicita ampliação de linhas de ônibus aos finais de semana e feriados
2. Removidas nos anos 60, curvas do rio Itajaí-Mirim podem ser solução para problemas enfrentados por Brusque
3. VÍDEO – Polêmico nas redes sociais, pastor adolescente diz ter sido retirado à força de congresso em Camboriú
4. Botuverá abre inscrições para escolha das realezas da Festa Bergamasca 2025; saiba como participar
5. Paróquia São Luís Gonzaga realiza nova edição do Drive-Thru do Bem em Brusque; saiba quando
Assista agora mesmo!
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60:
O post Itajaí decreta situação de emergência em saúde pública; entenda apareceu primeiro em O Município.