Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Waymo, principal operadora de robô-táxis dos EUA, anunciou que trabalhará com a Toyota para desenvolver uma nova plataforma para carros e caminhões autônomos e estudar formas de adaptar sua tecnologia de direção automatizada para veículos particulares. O anúncio vem logo após o CEO da Alphabet afirmar que o uso do sistema da Waymo em carros pessoais é uma possibilidade.
A maior montadora do mundo compartilha um “forte senso de propósito e uma visão comum com a Waymo em promover a segurança por meio da tecnologia de direção automatizada”, disse Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo da Toyota, em comunicado conjunto com a Waymo. “Estamos confiantes de que essa colaboração pode ajudar a levar nossas soluções a mais pessoas ao redor do mundo, nos aproximando de uma sociedade com zero acidentes.”
A Toyota mantém, há anos, um programa interno dedicado ao desenvolvimento de veículos autônomos e vem ampliando o uso de recursos avançados de assistência ao motorista tanto nas linhas Toyota quanto Lexus. No entanto, a empresa ainda não anunciou planos para lançar seu próprio serviço de robô-táxis.
Questionado na semana passada sobre o crescimento de longo prazo da Waymo, durante a divulgação dos resultados trimestrais da Alphabet, o CEO Sundar Pichai disse que “a possibilidade futura de uso pessoal” pode incluir automóveis, sem entrar em detalhes. Essa ideia foi anunciada pela primeira vez em 2018 pelo ex-CEO da Waymo, John Kracik, embora a empresa tenha falado pouco sobre o tema desde então.
A Waymo viabiliza mais de 250 mil corridas pagas por semana com robô-táxis em Phoenix, São Francisco, Vale do Silício, Los Angeles e Austin. A empresa se prepara para expandir o serviço para Atlanta, Miami e Washington, D.C, e está testando seus SUVs elétricos Jaguar I-PACE em Nashville e Tóquio.
Colaborar diretamente com a Toyota no desenvolvimento de uma plataforma de carros autônomos, que poderá ser usada por ambas as empresas, pode ajudar a reduzir os custos desses veículos, tornando sua operação mais lucrativa. Disponibilizar o sistema da Waymo para uso em veículos particulares — que, ao contrário do chamado Full Self-Driving da Tesla, é verdadeiramente autônomo e não exige supervisão humana — provavelmente será oferecido como um serviço por assinatura, representando uma nova e lucrativa fonte de receita para a empresa sediada em Mountain View, Califórnia, além do negócio de robô-táxis.
“Ter a maior montadora do mundo unida à maior empresa de robô-táxis do mundo, apoiada pela maior empresa de busca do mundo, é uma combinação poderosa”, afirmou o analista de ações do Morgan Stanley, Adam Jonas, em nota.
As empresas disseram que o escopo da colaboração “continuará a evoluir por meio de discussões em andamento”. Elas não divulgaram detalhes financeiros sobre a parceria, e um porta-voz da Waymo não comentou imediatamente o assunto.
O post Carros Autônomos para Todos? Waymo Une Forças com Toyota apareceu primeiro em Forbes Brasil.