Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Arcor, um dos principais nomes da agroindústria da Argentina e no Brasil desde 1981, deu o passo que vinha amadurecendo há anos e anunciou na semana passada que assumirá o controle total da Mastellone Hermanos S.A. (MHSA), empresa que produz a emblemática marca La Serenísima em centenas de produtos, como leite, iogurtes, manteigas, queijos e outros derivados do leite.
Trata-se de um movimento previsto há bastante tempo, que agora foi formalizado em um fato relevante comunicado à Comissão Nacional de Valores (CNV) e aos mercados, assinado pelo vice-presidente Mario Enrique Pagani, que atualmente vive no Brasil.
Segundo detalha o comunicado da empresa à CNV, o Conselho de Administração da Arcor decidiu “submeter a notificação de exercício da Opção de Compra, em conjunto com os demais Compradores, pela totalidade das ações da MHSA sujeitas à Opção de Compra (equivalentes a aproximadamente 51% do capital social da MHSA), nos termos acordados no contrato de Opção de Compra”.
Isso significa que o conselho da Arcor informou que fará uso da opção de compra da empresa de laticínios, conforme um processo iniciado em 2015.
Segundo comunicado da Arcor, “o Conselho de Administração da Arcor aprovou que Arcor SAIC, Bagley Latinoamérica e sua subsidiária Bagley Argentina SA procedam com o exercício do direito de opção de compra para a aquisição de aproximadamente 51% do capital social da MHSA, com base no direito estabelecido no contrato assinado com os acionistas da MHSA em 3 de dezembro de 2015.”
A resposta da Mastellone à Arcor
Após receber a notificação de compra, os representantes da família Mastellone informaram à sociedade “que contestarão o preço por ação indicado na notificação, por considerarem que não está de acordo com as diretrizes estabelecidas no contrato”. Caso não haja acordo, a operação não será realizada.
Esse passo gigante que a Arcor pretende dar é apenas o primeiro. Agora começará a avaliação da empresa, as negociações e os ajustes finais dos números do acordo de compra. Ainda resta saber qual será o papel da Danone, empresa de laticínios parceira da Arcor.
Segundo apurou a Forbes Argentina, por ora a gestão da Mastellone Hermanos S.A. não sofrerá mudanças e a estrutura não será alterada até que a compra seja formalizada.
O processo não será simples. A La Serenísima (MHSA) comunicará já amanhã à CNV que impugnará o preço por ação indicado, por considerá-lo em desacordo com as diretrizes contratuais.
A operação anunciada encerra um processo iniciado em 2015, quando a Arcor, junto com sua controlada Bagley, adquiriu 25% das ações da Mastellone por cerca de US$ 60 milhões (R$ 340 milhões). Nos anos seguintes, foi ampliando sua participação: em 2017 chegou a 40%, em 2019 a 43% e, em 2020, já detinha cerca de 49%.
Vale acrescentar que o acordo original previa que até 2025 a Arcor poderia exercer uma opção de compra para ficar com a totalidade da empresa, algo que agora se concretiza.
Fundada em 1929 e conhecida por sua histórica marca La Serenísima, a Mastellone continuará operando como uma empresa de referência no setor de laticínios, embora agora sob o comando total do gigante alimentício de Arroyito.
O post Arcor Argentina Avança para Comprar 100% da La Serenísima apareceu primeiro em Forbes Brasil.