Padre Manzotti incentiva famílias a viverem o perdão e a reconciliação

Encontro Mães que Oram pelos Filhos será concluído na tarde deste domingo, 4; confira como foi a manhã de oração e pregações

Julia Beck 
Da redação

A fundadora, coordenadora nacional e internacional do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Angela Abdo, e Padre Reginaldo Manzotti /Foto: Reprodução Canção Nova

O último dia do Encontro Mães que Oram pelos Filhos foi iniciado com o Santo Terço pelos filhos e uma oração da religiosa do Instituto Hesed, Irmã Maria Raquel. A primeira pregação deste domingo, 4, foi do vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Donizete Heleno.

Com o tema “Mantenha a casa iluminada: Deus é nossa luz” (Jo 8,12), o sacerdote iniciou sua reflexão questionando cada mãe: “Você corresponde às graças recebidas? Você faz jus àquilo que Deus está realizando em sua vida?”. Padre Donizete indicou então a necessidade de um amadurecimento, de um crescimento na experiência de fé.

“Deixar o pecado e fazer a experiência de se entregar a Jesus é uma lição básica para todos nós (…), mas o que Jesus quer é que você passe desse bem que está vivendo para algo melhor”, frisou. Na sequência, o presbítero destacou que é preciso “passar do ótimo, para o sublime, depois para o celestial e, por fim, para o divino”, numa progressão espiritual. “Deus quer fazer de você uma mãe de Deus”, complementou.

Vocação divina

O vice-presidente da Canção Nova comentou que ser mãe é ter uma vocação divina. Logo, ele afirmou a necessidade das mães não se prenderem às coisas mundanas. Padre Donizetti encorajou as mães a se deixarem iluminar por Deus, para juntarem a fé ao conhecimento.

“O conhecimento bíblico está ligado à fecundidade”, enfatizou. Deste modo, o sacerdote explicou que é preciso “metabolizar” a graça de Deus, desenvolvendo um domínio dos próprios impulsos, vivendo a constância na oração, nas virtudes e no amor.

Confiar na graça de Deus e viver de forma piedosa foi outro pedido do presbítero. “Mãe piedosa é a mãe que tem consciência do sagrado em sua vida”, do sagrado da sua vocação de mãe, de rezar pelos filhos. O vice-presidente da Canção Nova acrescentou a importância de não banalizar a Eucaristia e a oração do Santo Terço.

Padre Donizete Heleno /Foto: Reprodução Canção Nova

Na última pregação do acampamento, padre Reginaldo Manzotti discorreu sobre o tema: “Mantenha a casa aconchegante: a graça da união plena” (Jo 2,10). O sacerdote frisou que há sempre algo a ser melhorado e citou a parábola da casa construída sobre a rocha, presente no Evangelho de Mateus (Mt 7, 21 – 29). O presbítero questionou: “Onde está construída a sua casa? Onde está construído o seu alicerce espiritual? ”. Segundo ele, se a resposta é “sobre a rocha”, não terão momentos de dúvida sobre a fé.

“Toda casa tem que ser morado do amor, do diálogo e do perdão”, indicou. Padre Manzotti afirmou que o amor é uma decisão, não um sentimento. Amar o marido e os filhos é uma atitude cristã, prosseguiu. O presbítero encorajou as mães a amarem seus filhos e maridos mesmo quando eles “abandonam a Igreja” ou a “envergonham”. “A tua oração não é em vão. Sem desespero. Quem se desespera é quem não tem fé. Problemas sempre teremos, como os enfrentamos é que demonstram se nossa fé é madura ou não”.

O amor maduro, o perdão constante e o diálogo abrangente foram novamente citados pelo sacerdote como indicações de maturidade matrimonial e familiar. “A união plena de uma casa não acontece por acaso. É graça divina”, ressaltou.

Padre Manzotti deu dicas de como mudar realidades conturbadas dentro de casa: ternura, bondade, humildade, mansidão e paciência. “O que atrapalha é o orgulho e a mágoa”, lamentou. A prática do perdão, da reconciliação e da oração foi outra indicação do presbítero.

Missa de encerramento

A Santa Missa de encerramento do Acampamento Mães que Oram pelos Filhos acontece às 15h, também no Centro de Evangelização. Antes da celebração, às 13h15, no Confessionário da Chácara de Santa Cruz, haverá um Workshop com o tema: “Sexualidade: Como Dialogar com os filhos?”.

Centro de Evangelização durante o Encontro Mães que Oram pelos Filhos 2025/ Foto: Reprodução Canção Nova

O post Padre Manzotti incentiva famílias a viverem o perdão e a reconciliação apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.