

Sofás tradicionais estão perdendo espaço para soluções mais práticas e que garantem armazenamento – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Com a falta de espaço nos lares modernos e os altos preços dos imóveis, a tendência dos móveis multifuncionais ganha cada vez mais força. E agora, chegou a vez do sofá passar por uma transformação: o tradicional modelo com pés está dando lugar a versões mais práticas, com gavetas embutidas para armazenamento.
Além de eliminar o acúmulo de sujeira debaixo do móvel, problema comum nos modelos com pés, essa nova tendência oferece uma solução eficiente para quem precisa de mais espaço sem comprometer o conforto ou o visual da casa. A proposta segue a lógica de otimização já vista em camas com baús ou com gavetas.
Sofás com gavetas são a nova aposta do momento
Nas redes sociais, a ideia viralizou com tutoriais ensinando como transformar o sofá em um móvel funcional. A estrutura pode ser feita com uma base de madeira simples, que acomoda gavetas e assentos acolchoados por cima. O projeto pode ser personalizado para incluir nichos nas laterais ou prateleiras traseiras, ampliando ainda mais a capacidade de organização.
Além dos sofás, outros móveis também estão sendo adaptados para otimizar ambientes pequenos. Camas rebatíveis, mesas dobráveis, escadas com compartimentos e até armários modulares móveis já fazem parte da rotina de quem vive em espaços reduzidos — como estúdios ou apartamentos compactos.
Vídeo mostra projeto de sofá com gavetas, para mais praticidade, higiene e espaço – Vídeo: ARTE MOBILIA/@artemobiliacol/Instagram
A aposta em móveis multifuncionais não apenas melhora o aproveitamento do espaço, como também contribui para um ambiente mais limpo, organizado e visualmente agradável. E o melhor: isso tem um impacto positivo direto na saúde mental, já que a ordem no ambiente ajuda a reduzir o estresse e a sensação de caos.
Os sofás com gavetas já podem ser encontrados à venda em lojas online, e com preços variáveis, dependendo dos materiais e do tamanho. Mas para quem gosta de projetos DIY, montar o próprio modelo pode ser uma opção mais econômica e personalizada.