Oração e unidade devem marcar o período pré-conclave, lembra padre

Colégio de Cardeais elege o Papa no conclave, mas, de forma concreta, padre Márcio Prado destaca que os fiéis podem viver esse período em oração

Fernanda Lima
Da Redação

Estátua de São Pedro em frente à Basílica que leva seu nome, no Vaticano; detalhe para a janela onde o Papa eleito faz sua primeira aparição pública / Foto: Joyce Mesquita

“O trono de Pedro está vago. Este é o significado do termo ‘Sede Vacante’”. Com estas palavras, o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Márcio Prado, explica o sentido desse tempo que a Igreja Católica está vivendo desde o falecimento do Papa Francisco no dia 21 de abril. Um período que antecede o conclave para a eleição do novo sucessor de Pedro. 

Acesse
.: Todas as notícias sobre o adeus ao Papa Francisco

Pe. Marcio Prado / Foto: Canção Nova

“Nossa fé é apostólica. É importante lembrar que este não é um trono em que se governa como um tirano, mas sim com o serviço e testemunho”, afirma. O sacerdote reforça que este é um tempo para dedicar-se à oração e unidade com toda a Igreja. “De maneira concreta, os fiéis podem viver a oração. Penso que é muito importante que eles não comprem a ideia de especulações sobre quem poderá ser o novo Papa, porque é o Espírito Santo quem decidirá. Acreditamos que tudo está nas mãos de Deus”, salienta.

Olhando para a Sagrada Tradição, padre Márcio recorda a trajetória da Igreja em acontecimentos como este. “Na história da Igreja podemos ver santos e pecadores e vai ser assim até Jesus voltar. É sempre Ele quem governa a Igreja”, frisa.

Acompanhe
.: Notícias sobre o conclave que elegerá o 267º Papa

Conclave

Durante a tomada de decisão para escolher o novo Papa, os cardeais ficam isolados do mundo exterior. Esse período é chamado de “Conclave” e terá início na próxima quarta-feira, 7. A palavra vem do latim e quer dizer “com chave”.

Padre Márcio esclarece o sentido profundo dessa prática. “Esse é o momento em que os cardeais estarão reunidos na Capela Sistina para eleger o novo Papa. Por isso, nunca se sabe quantos dias esse tempo pode durar”, destaca.

De acordo com o sacerdote, o conclave inicia-se diante do falecimento ou renúncia de um Papa. “Os cardeais representam ali a Igreja unida em oração na tentativa de conseguir o discernimento da vontade de Deus. Eles conversam sobre quem seria a pessoa para conduzir a Igreja e para que mais almas sejam salvas. Penso que é nesse tom que o Conclave acontece”, concluiu.

O post Oração e unidade devem marcar o período pré-conclave, lembra padre apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.