Em uma nova fase, o restaurante Caprese seguirá trazendo os sabores da gastronomia Ítalo-Mediterrânea no coração de Floripa, mas com um cardápio repaginado. As texturas, aromas e sabores prometem surpreender desde as primeiras garfadas, e clientes com interesse em conhecer os novos pratos no evento de lançamento podem realizar as reservas para o restaurante, situado na Praça Olívio Amorim, na Hercílio Luz, no Centro da capital catarinense.
O chef Rodrigo Nappi, proprietário da Caprese, conta que a inspiração para o cardápio está alinhada com suas vivências. Nos últimos anos, o chef passou por uma fase com foco em processos de defumação e barbecue, sendo campeão nacional de churrasco em 2023, mas agora retorna às suas raízes.

Com 25 anos de carreira na gastronomia, Nappi é chef profissional, professor e consultor. Além disso, realizou viagens internacionais de especialização no Peru, Uruguai e Argentina, assim como uma temporada de trabalho e estudos na Itália, onde passou por algumas cozinhas, inclusive de um estrelado Michelin, em Milão.
Em Santa Catarina, já foi chef executivo do 300 Cosmo Beach Club em Jurerê Internacional e estava à frente da gestão operacional e de gastronomia do Pit Floripa e Tio Jack e Pit Pork até o ano passado. Em novembro, passou a chefiar a Caprese.
O profissional já atuou ainda em vários estados do país como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, em restaurantes como Le Bistrot em Porto Alegre, L’assiete em Balneário Camboriú e Pousada Vila do Farol em Bombinhas.
— Estou trazendo a carga dessas minhas experiências, dessas minhas andanças que eu fiz em alguns estados, na Itália e toda essa minha essência de comida italiana mediterrânea. O conceito do cardápio é um pouco do clássico, que é um estilo muito meu, mas é um clássico rústico contemporâneo — detalha.





As tradicionais pizzas seguem no cardápio, com massas de fermentação natural feitas na casa e assadas em forno à lenha. Nas entradas, o Caprese vai oferecer o steak tartare, que é um clássico mundial da gastronomia francesa, mas o chef fará uma releitura. Um dos ingredientes dessa receita clássica foi transformado em um outro ingrediente, que é a mostarda, então o novo prato será um steak tartare com um sorvete de mostarda.
— Então, para dar uma brincada mais moderna, a gente tem algumas coisas clássicas, não só clássica da gastronomia mundial, mas como clássicas da própria Caprese, que já tem alguns anos, então já tem os seus clássicos, como a Schiaccina, que é um prato que é uma entrada muito clássica do restaurante, uma massinha fininha de fermentação natural feita no forno a lenha, com parmesão, azeite e alecrim, então isso é muito clássico já do restaurante, os clientes gostam muito.
O cardápio contará com pratos clássicos como arantine, roast beef e bruschettas, mas, nesta fase do Caprese, o chef pretende abrir o leque de opções para a gastronomia mediterrânea.
— A gente está se reinventando com uma gastronomia ítalo-mediterrânea, com essa nossa alma, com essa nossa essência italiana, que a Caprese sempre teve, mas com uma pinceladinha e um leque mais mediterrâneo, na qual a Itália está inclusa, mas a gente vai caminhar um pouquinho pela França, um pouquinho por outros países, um pouquinho pela Alemanha e tudo mais.
Ainda nos pratos principais, a Caprese vai reinserir os mais amados pelo público: o nhoque com fileto e cogumelos, e do cordeiro feito no forno a lenha. Mas o prato considerado como a assinatura do chef será o filé trufado – um delicioso filé com risoto de cogumelo fresco, com uma base em imersão de óleo de trufas. Na lista estão ainda polenta com ragu de ossobuco, fetuccine com um molho de limoncello e camarões e steak ao poivre.
Nas sobremesas, a essência seguirá da mesma forma, com alguns pratos clássicos originais, outros revisitados, além de opções autorais do restaurante. Os clientes do Caprese poderão degustar creme brulé, petit gâteau, além das opções criadas pelo chef, sem fugir da rusticidade contemporânea.
Uma sobremesa autoral e bem conectada com a nova fase do Caprese será o brigadeiro de Grana Padano, com um couli de goiabada e cookies, uma verdadeira brincadeira com o Romeu e Julieta, combinando queijo e a goiabada, aliando o brigadeiro tradicional com uma culinária mais moderna.
O novo cardápio poderá ser apreciado em um ambiente acolhedor, espaçoso de dois andares, com iluminação aconchegante, unindo charme e sofisticação.
Com respeito às combinações de cada alimento e ao processo de produção dos ingredientes, o restaurante também buscará trazer o sentimento presente ao apreciar comidas familiares. Vinhos selecionados da adega tornam a noite ainda mais especial para harmonizar em uma refeição a dois, em amigos ou família, com sabores marcantes e bem equilibrados.
— Eu gosto muito desse termo cozinha de vó, cozinha de mãe, comfort food, eu acho que essa é um pouco também da minha essência, da minha cozinha, como a mãe e avó fazem, a gente pega essas coisas de infância, carrega essas coisas, mas aplica técnicas novas, aplica formas novas de servir, mas a essência está ali — conclui.
A Caprese abre todos os dias, das 18h à 00h. E os clientes também podem levar a gastronomia ítalo-mediterrânea para casa com pedidos pelo delivery do restaurante ou Ifood.
Caprese Floripa
Horário: todos os dias, das 18h a 00h.
Endereço: Praça Olívio Amorim, 10 – Centro, Florianópolis.
Reservas: 48 3223-2321 (WhatsApp)
Mais informações: https://caprese.com.br/ ou https://www.instagram.com/capresefloripa/
O conteúdo Restaurante Caprese inaugura novo cardápio clássico e autoral aparece primeiro em Hallo Magazine.