Mundo vive epidemia de miopia em crianças; aprenda a frear os efeitos catastróficos das telas

Miopia em crianças

Miopia em crianças preocupa pesquisadores – Foto: Reprodução/ND

O número dos diagnósticos de miopia em crianças está crescendo rapidamente no mundo todo, e as previsões para os próximos anos são preocupantes.

Um estudo recente, que analisou dados de 276 pesquisas feitas em 50 países, mostra que atualmente cerca de 35% das crianças entre 5 e 19 anos já têm miopia.

Esse número deve subir para 40% até 2050, ultrapassando 740 milhões de crianças afetadas.

Miopia em crianças e adolescentes

O crescimento mais acentuado deve acontecer entre adolescentes. A estimativa é que mais da metade das pessoas entre 13 e 19 anos esteja míope até meados do século.

Esses dados confirmam uma tendência já prevista por outros estudos, como uma pesquisa australiana de 2015, que já indicava avanço significativo da miopia entre crianças da região da Oceania.

Menina com miopia

Número de miopia em crianças deve subir para 40% até 2050 – Foto: Reprodução/ND

Essa nova revisão é uma das mais abrangentes já feitas sobre o tema e confirma não apenas o aumento geral dos casos, mas também o crescimento da chamada “miopia alta”, uma versão mais grave da condição.

O que é miopia?

A miopia é um problema de refração ocular que dificulta a visão de objetos distantes.

Isso acontece, na maioria dos casos, porque o globo ocular da pessoa é mais longo que o normal, fazendo com que a luz não seja focada corretamente na retina. O resultado é uma imagem borrada.

Quais são as causas?

A genética tem um papel importante: filhos de pais míopes têm maior risco de desenvolver o mesmo problema.

Contudo, o estilo de vida moderno também está na mira dos pesquisadores.

Criança no oftalmologista

Uso excessivo de telas pode estimular a miopia em crianças – Foto: Reprodução/ND

O uso excessivo de telas, principalmente de celulares, é um fator apontado como responsável por estimular a miopia.

Quanto menor o dispositivo, mais perto dos olhos ele fica. Esse foco prolongado a curta distância pode comprometer o desenvolvimento saudável da visão.

Outro ponto crítico é a falta de tempo ao ar livre. Crianças que passam poucas horas fora de casa têm maior chance de desenvolver miopia.

Os pesquisadores acreditam que passar de uma a duas horas por dia ao ar livre pode reduzir o risco de miopia ao longo dos anos.

Isso porque a luz natural intensa parece estimular a produção de dopamina nos olhos, substância que pode retardar o alongamento do globo ocular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.