Começou nesta semana a limpeza da galeria da barragem em José Boiteux, o que não acontecia desde 2023. O procedimento é uma etapa fundamental para que sejam realizadas as manutenções programadas na estrutura.
A ação tem como objetivo reduzir o nível da água nas comportas, permitindo o acesso da equipe técnica ao interior do equipamento para a conclusão da vistoria. Com isso, será possível finalizar o relatório que detalhará todas as intervenções necessárias para o restabelecimento da operação da barragem.
“Com isso concluído, a equipe técnica da Celesc terá acesso ao equipamento, para que a vistoria na estrutura possa ser concluída e com ela o relatório finalizado com o levantamento de tudo o que precisa ser executado para o restabelecimento completo da operação da barragem”, disse o secretário de Defesa Civil, Mário Hildebrandt, que esteve no local acompanhando o serviço. Ele estima que a limpeza esteja concluída em no máximo sete dias.
A Barragem Norte é considerada uma das principais obras de contenção de cheias do estado e desempenha papel vital na proteção das cidades do Vale que estão abaixo da barragem e sofrem constantemente com as enchentes.
Ver essa foto no Instagram