⁠Quem é o bispo suspeito de estuprar e assediar padre no interior de SP

O bispo emérito de Catanduva, no interior de São Paulo, Dom Valdir Mamede, é investigado por suspeita de estupro e importunação sexual contra um padre da Diocese. O crime ocorreu em 2023 e foi registrado em março deste ano.

Bispo acusado de estupro

Bispo é acusado de estupro e importunação sexual – Foto: Reprodução/Diocese de Catanduva/ND

O padre que denunciou os crimes diz que Mamede, até então bispo da Diocese, o teria agarrado e beijado à força, além de cometer violência sexual.

O bispo chegou a renunciar ao cargo em novembro de 2023.

Bispo teria ameaçado padre por anos

Segundo o site “Gazeta do Interior”, a vítima de 31 anos diz que passou por ameaças e sofrimento por dois anos.

O suposto abusador também era seu superior hierárquico, o que, segundo a vítima, o deixava em uma posição frágil para se defender.

Só para se ter uma ideia, a vítima conta que os abusos aconteceram tantas vezes que para evitar encontrar Mamede parou de dar aulas no Seminário e disse que tudo o que viveu trouxe sérias consequências para sua saúde emocional.

O padre vive hoje à base de remédios psiquiátricos para lidar com o trauma, que disse não saber se um dia irá superar.

“Quero que o Papa saiba o que anda ocorrendo no Brasil, pois não é isso que a Igreja prega, ao contrário, o Papa tem escrito que essas coisas devem ser combatidas a todo custo”, desabafou.

O padre reuniu provas como amostras do sêmen e prints da conversa para comprovar o crime, que agora segue em investigação pela Polícia Civil de São Paulo.

Se você passou por violência sexual em Santa Catarina ou conhece alguém que passou, é possível denunciar ligando para o número 190 ou através do aplicativo “Meu Cidadão”, da Polícia Militar de Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.