Hospital Ruth Cardoso terá nova direção; saiba quem

A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou uma reestruturação administrativa no Hospital Municipal Ruth Cardoso. A diretora-geral da unidade, Andressa Haddad, deixou o cargo nesta segunda-feira (28). A partir desta terça-feira (29), a secretária municipal de Saúde, Aline Leal, assumirá interinamente a direção do hospital, acumulando as duas funções.

De acordo com a prefeitura, outras substituições na equipe diretiva devem ocorrer ainda nesta semana, com foco na reorganização dos serviços e fluxos de atendimento. Entre as ações anunciadas, está o envio à Câmara de Vereadores de um projeto de lei que prevê a contratação de profissionais da Saúde em caráter temporário (ACTs) com vínculo de dois anos. Também será criada a função de diretor clínico obstétrico para a maternidade da unidade.

A Secretaria de Saúde informou que, nos próximos dias, será lançada uma nova licitação para o gerenciamento do Centro Obstétrico. A medida permitirá a rescisão do contrato emergencial atualmente vigente. Além disso, será realizada auditoria no contrato celebrado em 2020 para a operação da maternidade, sob responsabilidade da Controladoria-Geral do Município.

Paralelamente, a gestão municipal dará início ao processo de preparação do hospital para a busca da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade e a segurança dos serviços de saúde no Brasil.

O governo municipal também prevê a abertura de nova licitação para a gestão do hospital ainda em 2025. O processo anterior, iniciado em 2023, foi encerrado após a comissão responsável recomendar a não homologação do resultado, com base em pareceres do Ministério Público de Santa Catarina e do Tribunal de Contas do Estado. O relatório apontou inviabilidade financeira e ausência de projetos técnicos detalhados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.