É impressionante perceber como Florianópolis se tornou, definitivamente, ponto de encontro obrigatório para quem atua com comunicação pública, marketing político e estratégia no Brasil. Em menos de três meses, nossa ilha recebe uma sequência espetacular de eventos nacionais e internacionais, consolidando-se como capital absoluta desses temas.
Hoje mesmo, 28 de abril, começa o XI Congresso Latinoamericano da WAPOR na Universidade Federal de Santa Catarina. Serão três dias intensos com especialistas de mais de 15 países debatendo questões como polarização política, desafios para a democracia e a comunicação em tempos de inteligência artificial e crise climática. Imperdível a palestra de nomes como Pedro Magalhães (Universidade de Lisboa), Fabián Bosoer (Clarín, Argentina) e Felipe Nunes (Quaest, Brasil). O evento está com inscrições completamente esgotadas e, claro, não ficarei de fora.
E já amanhã, dia 29, é hora de virar a chave e acompanhar a 14ª edição do Redes WeGov. Esse é um evento que admiro muito por seu caráter inovador e prático, tanto que tive a honra de palestrar nas últimas três edições. Mais uma vez, o evento esgotou rapidamente suas vagas, confirmando o interesse crescente na comunicação pública digital e nas estratégias práticas que realmente fazem diferença na gestão pública.
No dia 16 de maio, temos uma novidade especialíssima chegando pela primeira vez aqui: o Politicall – O Show da Comunicação. E digo novidade porque, pela primeira vez, um evento será completamente dedicado aos gestores públicos e mandatários, ensinando-os a comunicar de forma eficaz, inspiradora e humana. Estarei lá como palestrante, junto com grandes especialistas como Emerson Saraiva, Fred Perillo, Deniza Gurgel, Lucas Pimenta, Giovana Pedroso e muitos outros nomes reconhecidos nacionalmente. O Politicall já está com vagas limitadas e deve esgotar rapidamente.
Encerrando este ciclo poderoso, Florianópolis recebe nos dias 24, 25 e 26 de junho o COMPOL Brasil. Já tradicional e consagrado, este evento é, sem dúvida, o maior encontro nacional de comunicação institucional e política. Este ano teremos participações especiais como Mário Rosa, Emerson Saraiva, Renato Dorgan e Felipe Soutello, além de outros 140 palestrantes de todo o país e também de Portugal e Uruguai. Terei o privilégio de palestrar novamente no COMPOL, ao lado de líderes e profissionais que ditam tendências e estratégias que moldam a comunicação no Brasil. Tudo indica que, assim como os anteriores, os ingressos se esgotarão rapidamente.
Tenho orgulho em dizer que Florianópolis está, mais do que nunca, no centro do mapa para quem trabalha com comunicação e política. Estarei acompanhando de perto todos esses encontros, afinal, é na troca de ideias e experiências que surgem as grandes transformações. Nos vemos por lá!