RenauxView completa 100 anos em Brusque e carrega legado dos pioneiros da fiação catarinense

A RenauxView agora é centenária. Fundada em 1925 como Indústrias Têxteis Renaux S.A. (Iresa), a empresa teve papel de consolidar Brusque como “berço da fiação catarinense”. Um evento que celebra os 100 anos foi realizado neste domingo, 27, no pátio da RenauxView, e reuniu personalidades.

O CEO da empresa, Armando Hess de Souza, destaca a resiliência para se manter no mercado durante tantos anos, mesmo com as mudanças na economia do Brasil desde os anos 20. Armando também valoriza os profissionais, e os considera “os melhores da cadeia têxtil do Brasil”, como define.

“O maior desafio foi sempre estar pronto e preparado para os momentos, muitas vezes adversos, que o Brasil passou em 100 anos, desde trocas de moeda, planos econômicos e regimes políticos. Passamos por tudo isso e a RenauxView se mantém firme”, afirma.

O CEO Armando Hess de Souza atende imprensa. Foto: Thiago Facchini/O Município

Durante os discursos, o ilustre brusquense Walter Orthmann, que faleceu no ano passado aos 102 anos, foi lembrado. Ele era funcionário da RenauxView, e foi recordista do Guinness World Records por ter a carreira mais longa em uma mesma empresa. Foram 86 anos de trabalho na RenauxView.

O legado de Walter é levado adiante por Célio Boos, o funcionário mais antigo da empresa depois dele. Hoje aposentado, Célio trabalhou por 53 anos na RenauxView, como gerente-geral da produção de tecelagem. Atualmente, está com 85 anos.

“Acompanhar este momento é muito emocionante. Hoje, é tudo diferente de quando iniciei. Observamos que houve uma transformação muito grande e muito expressiva. Ficamos felizes com isso, pois sabemos que o trabalho que desenvolvemos foi produtivo”, celebra.

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, também marcou presença no evento. Ele falou sobre a história da RenauxView no município e também discutiu o cenário da economia nacional e internacional. Hang defende a compra de produtos nacionais para fomentar a geração de empregos.

“O Grupo Renaux faz parte da minha história e da minha família. Tenho pregado que o Brasil precisa se reindustrializar. A globalização prejudicou muitos países, principalmente o nosso. Não é possível que o mundo produza em um só país, que conduz e vende. Assim, os empregos e os impostos não ficam aqui”, opina.

Presenças no evento que celebra centenário da RenauxView. Foto: Thiago Facchini/O Município

“Poucas empresas resistem aos 100 anos”

Walter Bueckmann, neto do cônsul Carlos Renaux, o maior benfeitor da história de Brusque e principal pioneiro do município como capital têxtil, entende que, no início, a força econômica da cidade vinha do setor. Ele parabeniza a empresa pela resiliência que fez se manter em atividade durante 100 anos.

“Me identifico com a empresa por fazer parte da família Renaux. Todos que continuaram neste momento tão difícil para a indústria têxtil merecem os parabéns. A história da empresa se confunde com a história de Brusque. A força do município vem das empresas têxteis”.

O economista Félix Theiss, ex-secretário de Fazenda de Santa Catarina e ex-prefeito de Blumenau, também marcou presença no evento. Ele afirma que a RenauxView conseguiu um grande feito ao completar o centenário de existência.

“A importância deste momento é muito grande. Ter este encontro em uma empresa centenária não tem preço. Poucas empresas resistem aos 100 anos. Após tanto tempo, hoje, olhamos e observamos as pessoas utilizando camisas de 100 anos. É um orgulho”.

Evento reuniu grande público no pátio da empresa. Foto: Thiago Facchini/O Município

O empresário Ullrich Kuhn, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para Assuntos Regionais do Vale do Itajaí, relata que uma empresa chegar ao centenário é um destaque para todo Brasil.

“Com o atual cenário têxtil brasileiro, completar 100 anos é uma vitória enorme. A RenauxView é uma referência nacional no nível em que atua. Entra no rol das poucas empresas brasileiras que têm 100 anos. A importância da RenauxView ultrapassa Santa Catarina. É uma referência para o Brasil”, elogia.

O diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, avalia que é necessário olhar para o passado para valorizar todos aqueles que iniciaram a construção de uma trajetória que completaria 100 anos.

“Este momento reflete uma história de paixão, dedicação, competência e capacidade de se transformar a cada momento. Precisamos celebrar aqueles que iniciaram e começaram a transformar uma cidade e uma região. Além disso, temos que felicitar quem trouxe este legado até hoje”.


Assista agora mesmo!

Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60:
YouTube Video

O post RenauxView completa 100 anos em Brusque e carrega legado dos pioneiros da fiação catarinense apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.