Milhares de pessoas foram às ruas do centro de Roma para o cortejo fúnebre do Papa Francisco
Da Redação, com informações do Vatican News

Foto: Vatican Media
Após a celebração das exéquias neste sábado, 26, o corpo do Papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, como desejo expresso pelo próprio Pontífice em seu testamento. Milhares de pessoas foram às ruas do centro de Roma para acompanhar o cortejo fúnebre, expressando seu adeus.
O rito de sepultamento foi realizado de forma privada, mas a Santa Sé divulgou imagens para a imprensa. Realizado de acordo com as prescrições do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, foi presidido pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.
Francisco foi sepultado no nicho no corredor lateral da basílica liberiana, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza. O sepultamento foi precedido pelo canto de quatro salmos, acompanhado por cinco intercessões, seguidas da oração do Pai Nosso. Após a oração final, no caixão que contém os restos mortais do Papa Francisco foram impressos os sigilos do cardeal camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório de Celebrações Litúrgicas do Romano Pontífice e do Capítulo Liberiano.
Confira também
.: Crônica: a despedida ao Papa Francisco
.: Vaticano publica documento com resumo do pontificado de Francisco
Após esses gestos, o caixão foi colocado no túmulo e aspergido com água benta enquanto o Regina Caeli foi entoado. Em seguida, a última formalidade: o notário do Capítulo Liberiano redigiu o ato autêntico atestando o sepultamento e o leu aos presentes. Assinaram-no, então, o cardeal camerlengo, o regente da Casa Pontifícia, monsenhor Leonardo Sapienza, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli e, finalmente, o notário.

Foto: Vatican Media
O percurso até Roma
Após a missa das exéquias, os sinos voltaram a tocar na Basílica de São Pedro, ecoando por toda a região do Vaticano. O corpo do Papa foi levado, então, em cortejo, pelas ruas de Roma até a Basílica. Muitos fiéis acompanharam o percurso de mais de quatro quilômetros.
Um grupo de pessoas necessitadas, pobres, refugiados e indigentes esperavam o caixão no adro da basílica para receber o caixão do Papa Francisco.
Dados divulgados pelo Vaticano apontam que cerca de 250 mil pessoas marcaram presença no funeral do Papa, dando seu adeus a Francisco. Só na Praça São Pedro foram 50 mil, atingindo a capacidade máxima. Outras 200 mil acompanharam dos arredores, por telões instalados em vários pontos.
O post Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior apareceu primeiro em Notícias.