Lula presta homenagem a Papa Francisco durante velório no Vaticano

Lula presta homenagem a Papa Francisco

Lula presta homenagem a Papa Francisco – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND

O presidente Lula prestou homenagem, nesta sexta-feira (25), ao Papa Francisco, durante o velório na Basílica de São Pedro.

“Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais.

Comitiva presidencial no Vaticano

Uma comitiva presidencial estava acompanhando Lula. Fazem parte a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares.

Lula decretou luto oficial por sete dias. O presidente destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.

Cerimônia de despedida ocorreu no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro

Cerimônia de despedida ocorreu no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro – Foto: Reprodução/Vatican News/ND

Morte do Papa Francisco

O santo padre morreu aos 88 anos na segunda-feira (21), em seu apartamento na Casa Santa Marta, vítima de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.

O seu velório começou na manhã desta quarta-feira (23). Mais de 128 mil fiéis se despediram do pontífice nos três dias de cerimônia. Neste sábado (26) o cardeal Giovanni Battista Re irá rezar a missa de Exéquias as 10h.

Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde o pontífice será enterrado. O papa Francisco tinha o hábito de rezar no santuário mariano antes e depois de cada viagem.

Papa será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano

Papa será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Foto: Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND

O Papa Francisco quebrou a tradição dos antecessores ao recusar o sepultamento na Basílica de São Pedro, onde estão enterrados 91 papas.

Após o seu funeral, a igreja inicia o Novemdiales, período de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.

Passado o Novemdiales, o conclave se inicia para escolha do novo líder da igreja católica.

*Com informações de Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.