Com foco na melhoria do ambiente de negócios e no incentivo ao empreendedorismo, Nova Veneza passou a integrar oficialmente o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/SC que vem transformando a realidade econômica de diversos municípios catarinenses. O lançamento da parceria ocorreu na noite desta quinta-feira (24/4), no Palazzo Delle Acque, reunindo autoridades, lideranças locais e representantes do setor produtivo.
Reconhecida pelo turismo e pela gastronomia típica italiana, Nova Veneza agora integra o grupo dos 16 municípios do Sul de Santa Catarina que já confirmaram adesão ao novo ciclo do programa, que será executado entre 2025 e 2026. Com a entrada no Cidade Empreendedora, o município terá acesso a 25 soluções voltadas à desburocratização, capacitação, estímulo à inovação e fortalecimento dos pequenos negócios — pilares que impulsionam a geração de emprego e renda nas comunidades locais.
“O principal objetivo é tornar o município mais atrativo e favorável para quem já tem um negócio ou deseja empreender. Isso é feito por meio da simplificação de processos burocráticos, do estímulo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, da promoção da educação empreendedora, entre outras frentes. Todo esse trabalho culmina na estruturação da Sala do Empreendedor, que já existe em Nova Veneza, mas que queremos fortalecer ainda mais. Ela é a vitrine de tudo o que é feito internamente na prefeitura e um canal direto com os empreendedores locais”, salienta.
Além das soluções essenciais, o Cidade Empreendedora oferece um conjunto de ações premium voltadas para inovação, economia criativa e desenvolvimento sustentável. Municípios podem aderir a projetos específicos, como planos de desenvolvimento municipais e incentivos ao artesanato e turismo local.
“Nova Veneza já é uma das cidades que contam com o projeto Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, uma parceria que visa valorizar cada vez mais a nossa gente, o nosso comércio e o nosso empreendedor. São sete exemplos que contribuirão com o desenvolvimento e agilidade dos serviços em nosso município”, enfatiza a prefeita Ângela Ghislandi.
Programa já impacta diversas cidades da região
Assim como em Nova Veneza, o Programa Cidade Empreendedora também está presente em Araranguá, Criciúma, Gravatal, Imbituba, Laguna, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Morro Grande, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treviso, Treze de Maio e Urussanga. A lista ainda pode crescer, à medida que novos municípios formalizem a participação.
“O Programa Cidade Empreendedora chega à quinta edição, com ciclos de dois anos de duração. A principal meta é transformar o ambiente de negócios nos municípios, disponibilizando soluções fundamentais e complementares que ajudem as prefeituras a promover um cenário mais favorável para quem empreende”, completa Guze.
Fonte: NZBT Comunicação