
O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) foi um dos parlamentares que fez duras críticas ao presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), após ele adiar mais uma vez a urgência do PL da Anistia. Motta afirmou à imprensa: “Líderes partidários, que representam mais de 400 parlamentares na Casa, decidiram que o tema não deveria entrar na pauta da próxima semana (…)”.
Ocorre que a urgência do PL da Anistia foi justamente um dos pontos acordados com a oposição em troca de apoio para a presidir a Câmara.
O deputado catarinense Daniel Freitas foi um dos primeiros a se pronunciar após a coletiva de Hugo Motta: “ATENÇÃO: estamos em obstrução TOTAL na Câmara. Ou Motta pauta a urgência da anistia (COMO O PROMETIDO), ou não vai andar NADA”.
É válido lembrar que a oposição conseguiu as 257 assinaturas necessárias para o requerimento de urgência do PL da Anistia, porém, mesmo assim, o atual presidente da Câmara permanece relutante quanto ao tema.
Após as declarações, Motta viajou com a comitiva do presidente Lula (PT) para o Vaticano e participou nesta sexta-feira (25) do funeral do papa Francisco. O enterro do pontífice acontece neste sábado (26).