A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade iniciou a elaboração do termo de referência que dará base para a contratação do anteprojeto de engenharia do contorno rodoviário do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. O documento é o primeiro passo técnico para tirar do papel a proposta que visa solucionar um dos principais gargalos de trânsito em Santa Catarina.
O prazo para finalizar o termo de referência é de 15 dias. O documento vai reunir os subsídios para o edital de contratação do anteprojeto de engenharia. A meta para concluir o anteprojeto é de 120 dias. Este, então, será apresentado ao Ministério dos Transportes, em Brasília.
Em conjunto, será avaliada a forma de viabilizar a obra: por meio de recursos federais (no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC), com recursos do Governo do Estado e da União, ou por otimização do contrato da concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho.
O projeto prevê a implantação de um binário de 5,2 km, com obras que incluem ponte sobre o Rio Maciambú, viaduto sobre a BR-101 e reformulação da pista existente. O novo trecho está sendo planejado para suportar velocidade de até 80 km/h, com foco na segurança e na fluidez do tráfego. O investimento estimado é de R$ 291,3 milhões.
O post Governo do Estado inicia termo de referência para acelerar projeto do contorno do Morro dos Cavalos apareceu primeiro em EXTRA.SC.