Amblu deixará de existir em Blumenau

Criado em 2000, o Amblu, abrigo municipal de Blumenau localizado no Bairro Escola Agrícola, destinado a pessoas em situação de rua, deixará de existir a partir de primeiro de maio. A decisão é da Prefeitura, que repassará o serviço para a Casa Feliz, uma Organização Social Civil, que já presta serviço para o município.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, a medida busca melhorar os serviços e reduzir gastos. Diz que a proposta prevê separar homens, mulheres e crianças em estruturas físicas diferentes, ampliar o atendimento de outras áreas com o remanejamento dos 28 servidores que atuam hoje no Amblu, como as abordagens sociais e a extensão do horário no Centro Pop.

O público hoje reúne entre 12 e 18 pessoas no Amblu, número que tende a aumentar com a chegada do frio. Eles ficam no local até que tenham o atendimento devido e os respectivos encaminhamentos.

A OSC Casa Feliz já presta serviço de acolhimento em Blumenau, com casa de passagem e até um abrigo, localizado na Rua Itajaí, usado quando o Amblu está lotado. A informação é do secretário, que disse que o pagamento é feito a partir do serviço prestado.

“Queremos melhorar o serviço e fazer uma gestão responsável e inteligente dos recursos públicos”, diz o secretário Rafael Burgonovo.

O Sintraseb, sindicato dos servidores públicos municipais, se posicionou contra a proposta, criticando a terceirização do serviço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.