Procissão do Senhor dos Passos em Florianópolis espera 60 mil fiéis; veja programação

Há 258 anos, milhares de fiéis enchem as ruas do Centro de Florianópolis para participar da tradicional Procissão do Senhor dos Passos. Este ano, o evento ocorre nos dias 16 e 17 de março, durante o fim de semana, como parte das celebrações do aniversário da cidade, consolidando-se como um dos maiores eventos religiosos do Brasil. A programação foi divulgada na manhã de terça-feira (27), em um evento de lançamento na Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade, na Capital, reunindo os responsáveis pela organização, autoridades e imprensa.

Programação da Procissão do Senhor dos Passos foi divulgada na manhã de terça-feira (27), na Capela Menino Deus – Foto: processiao

Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a expectativa, de acordo com a coordenadora da procissão, Rita Peruchi, é de que 60 mil fiéis participem da programação. Ela também destaca a importância de a população continuar se engajando com a tradição. Afinal, segundo levantamentos históricos, a procissão figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Após três tentativas frustradas em seguir viagem, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias em que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766, foi realizada a primeira procissão.

Parceria com a prefeitura

Desde setembro de 2018, a Procissão do Senhor dos Passos tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ela também é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme o Decreto n° 2.504, de 2006. Além disso, integra a programação oficial do aniversário de Florianópolis, como destaca a presidente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira.

“Esse é um dos eventos mais importantes da cidade”, diz Roseli. “O reconhecimento e pertencimento das pessoas por essa procissão trazem novas esperanças, e muitos fiéis agradecem pelas promessas concretizadas. A prefeitura estará junto e apoiando essa manifestação de fé, que a cada ano que é realizada se fortalece”.

Procissão do Senhor dos Passos espera 60 mil fiéis – Foto: VALESKA LOUREIRO/ND

Novidade

O atual capelão da Irmandade do Senhor dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade, padre Ednardo Serafim, estreia à frente das celebrações este ano. Para ele, a oportunidade é ainda mais importante porque o evento visa resgatar a participação dos jovens e das mulheres na procissão.

“A irmandade sem a perspectiva juvenil enfraquece, e temos que falar cada vez mais da acolhida desses jovens. O outro ponto é sobre as mulheres. Nossa procissão começou com uma mulher e ao longo dos anos foi-se criando esse hiato. Nossa missão, este ano, é fazer com que as mulheres estejam presentes, acompanhando e protegendo as imagens ao longo do trajeto. O papa tem insistido na acolhida das mulheres e aqui não será diferente”, aponta.

A procissão está ligada à tradicional Irmandade Senhor dos Passos e ao Imperial Hospital de Caridade, que desempenham um papel vital na assistência social há dois séculos. O provedor Eduardo Dutra da Silva lidera a irmandade há sete anos e meio, enfrentando desafios significativos, inclusive durante uma crise financeira que quase levou o hospital à falência. “Foi preciso muita resiliência, sabedoria, expertise e fé”, diz ele, emocionado.

Alterações do trânsito

A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão o fechamento de ruas para garantir o bom andamento do cortejo e a segurança dos fiéis. “A Guarda Municipal já trabalha na Procissão há bastante tempo e sempre priorizamos a mobilidade da cidade. Vamos estar em pontos estratégicos, tanto para a segurança das pessoas, assim como evitando transtornos no trânsito”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Andrey Vieira.

No primeiro dia, a procissão sai às 20h da Capela Menino Deus, ao lado do Imperial Hospital de Caridade, em direção à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Já no segundo dia, a procissão sai às 16h da Catedral, descendo pela rua XV de Novembro, vira à direita na Conselheiro Mafra, sobe a rua Deodoro e volta à Catedral pela rua Tenente Silveira.

Programação da Procissão do Senhor dos Passos

  • 10/03/24

8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

  • 13/03/24

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local: Capela Menino Deus

  • 14/03/24

9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local: Capela Menino Deus

  • 15/03/24

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

  • 16/03/24

7h30 – Missa e Procissão do Carregador

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

  • 17/03/24

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Local: Catedral Metropolitana

16h  – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis

Local: Em frente da Catedral Metropolitana

  • 18/03/24

8h30 – Missa de Ação de Graças

Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.