Canção Nova no coração da Igreja: cobertura do adeus ao Papa Francisco

Desde o dia da morte do Papa Francisco, Sistema Canção Nova de Comunicação realiza cobertura na TV, rádio e internet, com entradas ao vivo direto de Roma

Fernanda Lima
Da Redação

Foto: Joyce Mesquita

Após doze anos de pontificado, a morte do Papa Francisco tem sido repercutida em todo o mundo. O Pontífice argentino será o primeiro em 122 anos a ser sepultado fora das grutas do Vaticano, no subsolo da Basílica de São Pedro: Francisco quis ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O Sistema Canção Nova de Comunicação acompanha de perto esse momento histórico da Igreja, assunto de uma das coberturas jornalísticas mais importantes, quando os olhos de toda a imprensa, de todo o mundo, estão voltados para Roma. 

As transmissões do funeral do Pontífice começaram na madrugada desta quarta-feira, 23, às 4h (horário de Brasília), pela TV Canção Nova, com o traslado do corpo do Papa Francisco da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. 

Padre Wiliam e Roger Ferrari / Foto: Joyce Mesquita

Milhares de peregrinos já estão em Roma para expressar carinho e orações pela alma do Santo Padre. Em razão da cobertura do funeral do Papa Francisco, o Sistema Canção Nova de Comunicação realiza uma cobertura especial desde o dia da morte do Pontífice – 21 de abril – com conteúdos na TV, rádio e internet. A programação da TV Canção Nova conta com várias entradas ao vivo da equipe de Jornalismo direto de Roma, desde a madrugada e ao longo do dia.   

O jornalista Ronaldo da Silva foi um dos enviados especiais para esta cobertura e conta como tem sido a experiência. “Roma sempre tem uma surpresa! Com essa notícia da morte do Papa é impressionante ver essa quantidade de pessoas aqui e a emoção. Esse sentimento de catolicidade é algo que chama muito a atenção nesses dias”, expressa.

Ronaldo da Silva durante transmissão ao vivo em Roma / Foto: Joyce Mesquita

Bastidores

A equipe de Jornalismo Canção Nova está empenhada em levar ao público as principais informações neste grande acontecimento da Igreja. Ronaldo comenta alguns detalhes deste trabalho. “Estamos enviando um material com informações na ordem dos acontecimentos. O mais importante agora é comunicar esse momento de luto tratando das questões do funeral e os sentimentos que trazem os peregrinos. Estamos aguardando as próximas informações dos cardeais sobre as próximas decisões”, frisa. 

O jornalista também partilha o que sente ao ter a oportunidade de testemunhar estes acontecimentos. “A história está em movimento. O Papa Francisco governou a Igreja durante 12 anos e 39 dias e construiu uma história nesse período. Com a sua partida temos esse pequeno vácuo se tornando a “Sé Vacante” enquanto a Igreja espera o novo sucessor e uma nova história. Um novo perfil de pastor. Uma nova esperança brota no coração de cada católico no mundo inteiro. Estar aqui neste momento e poder testemunhar tudo isso é surpreendente”, concluiu.

A Canção Nova conta com três equipes em Roma para esta cobertura, entre repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e editores. Além disso, a Central de Jornalismo em Cachoeira Paulista (SP) coordena as demais equipes nacionais que também produzem conteúdos sobre o Papa Francisco e as homenagens que surgem a ele também no Brasil. 

Joyce Mesquita trabalhando na cobertura fotográfica / Foto: Canção Nova Roma

O dia do funeral do Papa

No sábado, 26, às 5h, a TV Canção Nova transmitirá a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali, o período de nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice. A celebração será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re. Em seguida, os fiéis poderão acompanhar pelo Sistema Canção Nova de Comunicação o translado do caixão, que será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontecerá a cerimônia de sepultamento.

Ao longo do dia, haverá boletins informativos na TV Canção Nova, na Rádio Canção Nova e todas as informações também no site e nas redes sociais do Jornalismo Canção Nova. No domingo, 27, às 20h, haverá uma edição especial do programa Repórter Canção Nova. 

Ao longo de todo esse período, a TV Canção Nova terá ainda outros programas especiais em sua grade de programação.  

Após as despedidas finais e o sepultamento do Papa Francisco, a cobertura seguirá com os preparativos para o Conclave e eleição do novo Papa.

O post Canção Nova no coração da Igreja: cobertura do adeus ao Papa Francisco apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.