

Polícia Federal investiga esquema de tráfico de medicamentos para o exterior – Foto: Divulgação/PF/ND
A Polícia Federal, com apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a operação “Dose Clandestina”, para desarticular um esquema criminoso de tráfico de medicamentos. A investigação aponta que mais de uma tonelada de remédios foi enviada ilegalmente ao exterior.
Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em sete estados, além de medidas cautelares. Os medicamentos eram adquiridos de maneira irregular no Brasil, segundo a investigação.
Tráfico de medicamentos: grupo criminoso atuava em 2 núcleos, diz PF
Conforme a PF, o grupo criminoso era estruturado em dois núcleos: um no Brasil e outro no exterior. A atuação da organização incluía a falsificação de receitas e remessa para o exterior simulando uso pessoal. Os medicamentos eram comercializados em comunidades de brasileiros.
Os mandados foram cumpridos em Goiás, São Paulo, Paraná, Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, além do Distrito Federal, com a participação de cerca de 100 policiais federais e fiscais da Anvisa. Os investigados poderão responder por tráfico de droga.