Justiça dá 72h para prefeitura se manifestar sobre aumento da taxa de esgoto em Blumenau

Imagem mostra prefeitura de Blumenau vista de cima em foto aérea. Imagem pega parte do jardim do paço municipal, com chafariz e coreto. A justiça deu 72h para prefeitura se manifestar sobre aumento da taxa de esgoto em Blumenau

Justiça dá 72h para prefeitura se manifestar sobre aumento da taxa de esgoto em Blumenau – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau/ND

A Justiça determinou nesta quarta-feira (23), o prazo de 72 horas para que a Prefeitura de Blumenau e a concessionária BRK Ambiental apresentem esclarecimentos sobre o aumento na tarifa de esgoto no município.

Um dos reajustes, de 5,2%, começou a valer em 1º de abril. De acordo com a Agir (Agência Intermunicipal de Regulação de Serviços Públicos), a medida foi feita com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre março de 2024 e fevereiro de 2025.

 

 

Além da correção anual, a tarifa de esgoto também terá um aumento adicional. Isso porque em março, a prefeitura assinou um aditivo com a BRK, que permite um acréscimo de 10,72%. Segundo o Samae, esse aumento começa a valer a partir de 27 de abril. Com isso, os dois reajustes ficam em quase 16%.

Explicações sobre aumento da taxa de esgoto em Blumenau

A decisão da justiça atende ao pedido do vereador Jean Volpato (PT), que protocolou uma ação popular nesta semana questionando a legalidade dos aumentos aplicados pela empresa. Segundo Volpato, a medida judicial representa um avanço na busca por transparência e respeito ao direito dos consumidores.

O vereador também destaca que os aumentos superam os índices inflacionários e afetam diretamente o orçamento das famílias blumenauenses.

O que diz a prefeitura e a BRK

O Samae de Blumenau informou que vai se manifestar e dar os devidos esclarecimentos “assim que for devidamente comunicado pela Justiça”. Questionada pela reportagem, a BRK Ambiental disse que até o momento “desconhece” o assunto. O espaço segue aberto.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.