Governador Jorginho se reúne com ministro Renan Filho para discutir contorno viário na região do Morro dos Cavalos

Depois da recente troca de rusgas pelas redes sociais, finalmente o governador Jorginho Mello (PL) se encontrou com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Foi nesta quarta-feira em Brasília, com uma pauta definida. Propor soluções para o trecho do BR 101 conhecido como Morro dos Cavalos, palco de um grave e assustador acidente no dia 14 de abril, que por pouco não virou uma tragédia.

O governador apresentou um projeto para criar um contorno rodoviário na região, com um binário de 5,2 km, com obras que incluem ponte sobre o Rio Maciambú, viaduto sobre a BR-101 e reformulação da pista existente.

A proposta, elaborada pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi recebida pelo ministério e será estudada tecnicamente. O presidente da ALESC, Júlio Garcia (PSD), participou do encontro, ao lado de representantes do Fórum Parlamentar Catarinense.

“A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, o que mostra que estamos avançando na busca de uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. O Governo de Santa Catarina está comprometido em resolver esse problema com responsabilidade e planejamento”, destacou o governador Jorginho Mello.

O investimento estimado é de R$ 291,3 milhões. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do anteprojeto e encaminhamentos para o licenciamento ambiental, com atenção especial à travessia de áreas indígenas e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

A proposta será analisada pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com o projeto de engenharia finalizado, a obra poderá ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou viabilizada dentro da futura concessão da BR-101.

A inclusão da obra na concessão é considerada uma alternativa eficaz para garantir recursos e viabilizar a execução o quanto antes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.