

Conclave é o filme mais recente a contar histórias relacionadas ao Vaticano em seu enredo – Foto: Divulgação/ND
Após a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), produções cinematográficas e seriadas que revelam a trajetória do pontífice e os bastidores da Igreja ficaram em alta nas plataformas de streamings disponíveis ao redor do mundo.
Sejam elas produções originais ou filmes lançados nas salas de cinema, suas histórias chamam atenção pelo olhar curioso que lançam em assuntos relacionados ao catolicismo e, também ao Papa Francisco. Se você está buscando por títulos do gênero, confira a lista a seguir e anote as dicas!
As séries e filmes, biográficas ou fictícias, que revelam a trajetória do Papa Francisco e os bastidores da Igreja Católica
O Código Da Vinci (2006)
Disponível na Max por assinatura, o filme acompanha Robert Langdon (Tom Hanks), um famoso simbologista que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar.
Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptógrafa da polícia.
O que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo da Igreja Católica que já dura mais de dois mil anos.
Anjos e Demônios (2009)
O professor de simbologia Robert Langdon é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais.
Agora, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa decifrar charadas numa verdadeira corrida contra o tempo porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano.
O filme é uma continuação de ‘O Código Da Vinci’ e também está disponível na Max por assinatura.
Francisco – O Papa do Povo (2015)
Filme biográfico argentino, a produção trata sobre a vida do Papa Francisco antes de ser eleito pontífice, focando em sua trajetória desde a juventude como jesuíta até o período da ditadura militar na Argentina e sua atuação como arcebispo em Buenos Aires.
O título é protagonizado pelo ator argentino Rodrigo De la Serna e está disponível no Prime Video.
The Young Pope (2016)
Uma criação de Paolo Sorrentino, a série de 10 episódios conta a fictícia história do início do pontificado de Lenny Belardo, também conhecido como Pio XIII, o primeiro papa americano da história. Ela não está disponível em nenhuma plataforma brasileira.
Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018)
No filme, o público acompanha uma jornada íntima pelas vida pública e espiritual de uma das figuras religiosas mais importantes do mundo.
Com roteiro e direção de Wim Wenders, cineasta nomeado três vezes para o Oscar, o título acompanha a representação dos ideias progressistas do Papa Francisco dentro da Igreja Católica enquanto viaja pelo mundo espalhando mensagens de esperança em uma era de profunda descrença política.
O documentário, disponível na Max, procura apresentar o trabalho reformista de Francisco, suas muitas visitas espirituais pelo mundo e suas respostas às questões globais atuais sobre morte, justiça social, imigração, ecologia, desigualdade econômica, materialismo e o papel da família.
Dois Papas (2019)
Um documentário da Netflix, ‘Dois Papas’ é ambientado em Buenos Aires, em 2012. O cardeal Jorge Bergoglio, futuro Papa Francisco, (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja.
Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.
Dirigido por Fernando Meirelles, o filme concorreu a três categorias do Oscar em 2020: a de Melhor Ator (Jonathan Pryce), Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins) e Melhor Roteiro Adaptado (Anthony McCarten), mas não ganhou nenhuma estatueta.
A Sabedoria do Tempo, com Papa Francisco (2021)
Também da Netflix, a série documental acompanha Papa Francisco e outros homens e mulheres de 70 anos de todo o mundo enquanto compartilham suas histórias de vida com uma nova geração de jovens cineastas. O título é baseado no livro “La Saggezza del Tempo”.
O Exorcista do Papa (2023)
O filme é inspirado nos arquivos reais do Padre Gabriele Amorth, Chefe Exorcista do Vaticano, que realizou mais de 100.000 exorcismos em sua vida.
Amorth, que faleceu em 2016 aos 91 anos, escreveu duas memórias – An Exorcist Tells His Story e An Exorcist: More Stories – e detalhou suas experiências lutando contra Satanás e demônios que agarraram e possuíram as pessoas com seu mal.
O longa, disponível na Prime, acompanha Amorth (Russell Crowe) enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.
Amém: Perguntando ao papa (2023)
Um filme da Disney+, dez jovens de todo o mundo encontram-se em Roma com o Papa Francisco para um evento único, com o objetivo de comunicar as principais preocupações da sua geração. Nesta palestra, guiada pelas próprias perguntas dos jovens, eles abordarão questões importantes para a juventude de hoje como migração, sexualidade, identidade de gênero e liberdade religiosa.
Conclave (2024)
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na cerimônia de 2025, o filme disponível no Prime Video acompanha um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice.
Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses.
Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa. Esse é o título mais recente lançado envolvendo temáticas da Igreja Católica.