
Durante a noite desta segunda-feira, 21, e madrugada de terça-feira, 22, o padre de Brusque, Rodrigo Tascheck, embarcou em um avião com destino à Itália para acompanhar o velório do Papa Francisco, falecido na segunda. Inicialmente, a viagem teria o intuito de acompanhar a canonização do beato Carlo Acutis, que foi adiada por conta da morte do pontífice.
O vigário da paróquia São Luís Gonzaga chegou a Roma junto com uma comitiva formada por 30 pessoas de Brusque, Guabiruba e região.

“Quando estávamos no ônibus para vir para cá, indo em direção ao aeroporto, descobrimos a passagem do Papa Francisco para o céu. E isso mudou os planos, porque quando não se tem um Papa, não se pode fazer uma canonização, apesar de que os documentos e o consistório que declara ele santo já havia ocorrido. Mas precisava dessa celebração. Então, a canonização por ora, foi adiada por tempo indeterminado, vai depender do próximo Papa marcar e dar continuidade ao processo de canonização”.
O padre ressalta que foi uma situação triste, pois envolve o falecimento do pontífice e também o impedimento da canonização do beato.
“Mas isso não muda em nada para nós, pois sabemos que o beato será canonizado e estamos aqui na cidade onde está o corpo dele e também onde está o seu coração. Então, logo estaremos visitando o corpo dele e também o seu coração, que permanece em Assis — que foi uma das cidades que ele mais amava e visitava na Itália”.
E completou que o grupo está na região peregrinando e também rezando por tantos que pediram por orações. “Estaremos indo para Roma para estar junto da igreja, reunida em torno do sumo pontífice que faleceu e rezar também pelo seu sucessor, que será escolhido no conclave, nos próximos dias”.
Programação
Nesta terça, a comitiva irá para a cidade de Assis, onde ficará até quinta-feira, 24. O grupo ainda deve ir para a cidade de Cássia e também Roma, para ver o corpo do Papa. Na sexta-feira, 25, os viajantes irão novamente até Roma para seguir a programação que já estava planejada; no sábado, a comitiva participará da missa das exéquias, e no domingo também ficarão em Roma. O funeral do Papa Francisco acontece neste domingo, 27.
“Aquilo que era pra ser uma canonização, acabou sendo um outro evento histórico, que apesar de ser triste, é o velório e o funeral de um Papa”.
Em sua página no Instagram, o padre brusquense publicou um vídeo caminhando sobre as ruas de Assis. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
1. Momento de alegria: casal brusquense relembra bênção do Papa Francisco no Vaticano
2. Padre brusquense que estudou arquivos secretos do Vaticano fala sobre Papa Francisco: “Ele falava com os pobres”
3. Padre de Brusque que ajudou na vinda do Papa ao Brasil relembra ensinamentos de Francisco
4. Confira quem são os cardeais catarinenses que poderão participar do conclave para escolha de um novo Papa
5. Obituário de Brusque, Guabiruba e Botuverá: falecimentos de hoje e dos últimos dias (18 a 22/04)
Assista agora mesmo!
Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque:
O post Comitiva de Brusque que foi à Itália acompanhar canonização de Carlo Acutis irá ao funeral do Papa Francisco apareceu primeiro em O Município.