Fé, União e Tolerância: as Frases Emblemáticas do Papa Francisco

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, o Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013 e uma das figuras religiosas mais influentes do século 21. “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal”, diz o comunicado oficial do Vaticano.

Sua última aparição pública foi no domingo (20), quando Francisco abençoou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a Missa de Páscoa. Mas sua voz fraca e rouca era um lembrete de sua fragilidade, menos de um mês após receber alta. “Gostaria que renovássemos a nossa esperança de que a paz é possível”, afirmou o pontífice em seu último discurso.

Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite seguida de uma infecção polimicrobiana e permaneceu internado por 37 dias. Havia recebido alta no dia 23 de março. Sua saúde vinha piorando nas últimas semanas antes da internação.

O primeiro papa latino-americano foi um defensor da inclusão. Sua primeira viagem pontifical ocorreu cerca de dois meses após sua eleição. Foi uma viagem à ilha italiana de Lampedusa, no extremo sul da Itália. Ele foi se encontrar com refugiados etíopes, eritreus e somalis, que haviam sido resgatados no Mar Mediterrâneo após inúmeros naufrágios de imigrantes ilegais que tentavam chegar à Europa. Francisco criticou, pela primeira vez, a “globalização da indiferença”. Queria que as novas fronteiras econômicas não abandonassem ninguém nas bordas do mundo.

Confira a seguir as frases mais emblemáticas do Papa Francisco:

Sobre paz e justiça

“Como eu gostaria de uma Igreja pobre… e para os pobres.” (2013)

“Quem pensa em construir muros e não em construir pontes não é cristão.” (2016)

apa Francisco celebra o tradicional rito de lavagem de pés na penitenciária juvenil de Casal del Marmo, em 6 de abril de 2023, em Roma, Itália.

Getty Images

Foto de Papa Francisco durante o tradicional rito de lavagem de pés na penitenciária juvenil de Casal del Marmo, em 6 de abril de 2023, em Roma, Itália.

“O ódio não deve ser carregado em nome de Deus! A guerra não deve ser travada em nome de Deus!” (2014)

“Não pode haver paz sem liberdade religiosa, liberdade de pensamento, liberdade de expressão e respeito pela opinião dos outros.” (Sua última mensagem de Páscoa, neste domingo, 20 de abril de 2025.)

“A misericórdia é a melhor coisa que podemos sentir: ela muda o mundo. Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo.” (Março de 2013, em sua primeira oração do Ângelus.)

“Homens e mulheres são sacrificados aos ídolos do lucro e do consumo: é a ‘cultura do descarte’. Se um computador quebra, é uma tragédia, mas a pobreza, as necessidades e os dramas de tantas pessoas acabam sendo considerados algo normal.” (2013)

“O crescente clima de antissemitismo em todo o mundo é preocupante. Mas, ao mesmo tempo, penso no povo de Gaza, e na sua comunidade cristã em particular, onde o terrível conflito continua a causar morte e destruição e a criar uma situação humanitária dramática e deplorável. Apelo às partes em conflito: declarem um cessar-fogo, libertem os reféns e venham em auxílio de um povo faminto que aspira a um futuro de paz.” (Em sua última mensagem de Páscoa, neste domingo, 20 de abril de 2025.)

Sobre as mulheres

“A luta pelos direitos das mulheres é uma luta contínua. Precisamos continuar lutando por isso, porque a mulher é um presente. Deus não criou o homem e depois lhe deu um bichinho de estimação para brincar. Ele criou os dois iguais, homem e mulher.” (2022)

“A contribuição das mulheres [na igreja] é mais necessária do que nunca […]. A Igreja precisa ter isso em mente porque é, ela mesma, uma mulher: filha, esposa e mãe.” (2024)

Sobre a comunidade LGBTQIA+

“Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?” (Em 2013, ao voltar do Brasil.)

“A bênção [a casais homoafetivos] pode ser concedida, mas não deve se assemelhar ao sacramento do matrimônio.” (2023)

 O Papa Francisco sai da Catedral da Assunção enquanto jovens tailandeses tentam tocá-lo em Bangkok, Tailândia, em 22 de novembro de 2019.

Getty Images

Foto de Papa Francisco saindo da Catedral de Assunção enquanto jovens tailandeses tentam tocá-lo em Bangkok, Tailândia, em 22 de novembro de 2019.

“Defendo uma lei de união civil, para que as pessoas fiquem legalmente protegidas.” (No documentário “Francesco”, de 2020.)

Sobre o aborto

“É justo eliminar uma vida para resolver um problema? É justo contratar um matador de aluguel?” (Em um sermão de 2018.)

“Concedo a todos os padres o arbítrio para absolver a quem, com o coração contrito, pedir perdão pelo pecado do aborto.” (2015)

Sobre os escândalos sexuais na Igreja

“Tolerância zero com os abusos contra os mais fracos. Somos religiosos, e nosso trabalho é levar as pessoas para Jesus.” (2022)

“O abuso infantil é uma doença.” (2017)

Sobre os refugiados

“Nasci em uma família de imigrantes. Eu poderia ser um refugiado hoje. Por isso sempre me pergunto: por que eles e não eu?” (Em julho de 2013, na visita à ilha de Lampedusa.)

O Papa Francisco acena para os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral em 13 de junho de 2018, na Cidade do Vaticano.

Getty Images

Papa Francisco acena para os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral em 13 de junho de 2018, na Cidade do Vaticano.

“É hipocrisia se dizer cristão e afastar um refugiado ou alguém que busca ajuda, alguém que está com fome ou com sede, rejeitar alguém que precisa da minha ajuda.” (2016)

Sobre o meio ambiente

“A Terra está protestando contra o mal que estamos fazendo a ela, por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus colocou nela. Crescemos pensando que éramos seus donos e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência que existe no coração humano, ferido pelo pecado, também se manifesta nos sintomas de doença que vemos na Terra, na água, no ar e nos seres vivos.” (Em setembro de 2015, durante sua primeira visita a Cuba.)

Sobre a juventude

“Tenham a coragem de substituir suas dúvidas por sonhos. Não permaneçam reféns de seus medos, mas comecem a trabalhar para realizar seus objetivos!” (Na Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa)

Sobre paternidade

“Algumas pessoas acreditam que para sermos bons católicos temos que nos reproduzir como coelhos, mas não! Paternidade responsável.” (2015)

O post Fé, União e Tolerância: as Frases Emblemáticas do Papa Francisco apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.