O influenciador multado por fazer manobras arriscadas no pedágio da BR-101, em Garuva, teve seus carros apreendidos na Operação Bayerische, deflagrada nesta sexta-feira (7). Além dele, outro homem apontado como seu comparsa também foi alvo da ação da Polícia Civil que busca desarticular um esquema criminoso.

Influenciador multado por manobra arriscada em pedágio tem carros de luxo apreendidos em SC – Foto: Reprodução/Arteris/Internet/ND
De acordo com a delegacia de Garuva, no Norte catarinense, os integrantes do esquema utilizavam veículos esportivos de luxo para a prática de crimes de trânsito. As ações eram filmadas e publicadas na internet visando a monetização das condutas por meio de redes sociais.
Manobra arriscada em pedágio
A operação iniciou após a viralização dos vídeos das manobras realizadas no pedágio da BR-101. Na época, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou imagens de câmera de segurança que flagraram a direção irresponsável.
Segundo a Polícia Civil, a ação buscou não apenas reprimir as infrações, mas também coibir a cultura de glorificação de condutas ilícitas no trânsito. “Os veículos foram flagrados na prática de crimes idênticos aos ocorridos na ocasião do pedágio, seja para a execução das manobras, seja como apoio para a filmagens das manobras para posterior postagem em redes sociais”, relata o delegado Márcio Santos Maciel.
Ainda de acordo com o delegado, um comparsa do influenciador também foi alvo de buscas em Belo Horizonte (MG), mas não foi localizado no endereço. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú e Itapema.
A investigação constatou que os suspeitos não registram os veículos em seus nomes. “Sendo uma forma de despistar a ação da polícia ou para evitar a perda em favor do estado, apresentando um suposto terceiro de boa-fé”, afirma o delegado.
A investigação ainda observou que os suspeitos promoviam as práticas como parte de um modelo de negócios, angariando seguidores e assinantes em redes sociais que pagavam para acessar conteúdos exclusivos relacionados às infrações cometidas.
Carros de luxo apreendidos
Durante as buscas foram apreendidos dois veículos de luxo, um Chevrolet Camaro 1SS e uma Land Rover Discovery. Na internet, o suspeito divulgou diversos vídeos com o Camaro apreendido. Nas imagens, o influenciador realizava manobras perigosas em praias e rodovias.
Camaro apreendido foi usado para criar conteúdo para as redes sociais – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
Além dos carros, foram encontrados diversos adesivos associados ao perfil da rede social de um dos investigados e placas de veículo com mecanismos de rápido acoplamento, que permitiam aos criminosos despistar a ação da polícia.
Em razão dos crimes, a Justiça de Santa Catarina determinou o bloqueio das redes sociais utilizadas para divulgação dos delitos e também a suspensão da CNH dos investigados.
Ação apreendeu dois carros de luxo em Santa Catarina – Vídeo: Divulgação/PCSC/ND
Procurado pela reportagem do portal ND Mais, o influenciador não retornou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para posicionamento.
Relembre manobra arriscada em pedágio da BR-101
Duas BMWs quase causaram um acidente grave na BR-101 em 5 de fevereiro deste ano. Câmeras de segurança registraram um dos motorista realizando uma manobra arriscada, incluindo cavalo-de-pau, após passarem pela praça de pedágio de Garuva. Um dos veículos ainda passou pelo local sem pagar a taxa.
Motoristas foram autuados pela PRF – Vídeo: Divulgação/PRF/R7/ND
No registro, uma BMW azul aparece fazendo a manobra em meio a caminhões e outros veículos pesados. A via, sentido Curitiba, ainda estava molhada por causa da chuva que atingiu a região.
Ainda de acordo com a PRF, os responsáveis pela “performance” estavam com a CNH vencida, além da BMW verde ser encontrada completamente sem placas – enquanto a azul estava apenas com a placa traseira.
Além disso, um dos veículos ainda transportava uma criança de apenas 3 anos. Eles devem responder por evasão de pedágio e crime de exibição em via pública – que pode gerar pena de 6 meses a 3 anos de detenção, com multa e suspensão do direito de dirigir.
Em uma rede social, um dos motoristas publicou o vídeo com a legenda “não façam isso” – Vídeo: Reprodução/Internet/ND