Câmara de Blumenau aprova moção cobrando clínica veterinária municipal

A Câmara de Blumenau aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira, 27, uma moção de apelo ao prefeito Egidio Ferrari, solicitando a implementação de uma clínica veterinária municipal. A proposição, de autoria do vereador Jean Volpato (PT), ressalta que muitas famílias blumenauenses não possuem condições financeiras para custear atendimentos veterinários particulares.

O vereador ainda aponta que há uma crescente preocupação com o bem-estar animal, incluindo o controle populacional de cães e gatos, a prevenção de zoonoses e a necessidade de um atendimento emergencial acessível para animais abandonados ou resgatados, e que uma clínica municipal poderia resolver essas questões, incluindo a formalização de parcerias com ONGs e protetores independentes, fortalecendo a rede de proteção animal no município.

Os vereadores usaram a tribuna para discutir a questão. Os vereadores Adriano Pereira (PT), Cristiane Loureiro (Podemos) e Bruno Cunha (Cidadania) se posicionaram favoráveis à ideia. Enquanto a vereadora Cristiane salientou que se trata inclusive de uma questão de saúde pública, o vereador Bruno Cunha sugeriu que a clínica atenda ao menos os animais de pessoas cadastradas em programas sociais, como já acontece em outros municípios.

Já os vereadores Diego Nasato (NOVO), Flávio Linhares (PL) e Bruno Win (NOVO) se mostraram contrários à proposta. O vereador Diego argumentou que a responsabilidade pelo cuidado dos animais deve permanecer com seus tutores, e que a administração pública não deve assumir essa responsabilidade integralmente. Apontou ainda que os recursos para essa clínica teriam que ser retirados de outras secretarias importantes – mesmo argumento usado pelo vereador Flávio, que ainda assinalou ser favorável a parcerias com médicos veterinários da cidade. O vereador Bruno Win ainda completou que enquanto a cidade tiver problemas nas áreas de saúde, educação, transporte público e abastecimento de água, não é o momento de se pensar em um hospital veterinário municipal.

O vereador autor, Jean Volpato, fez um paralelo com o momento da criação do SUS, em que muitos liberais foram contrários, argumentando que cada cidadão deveria custear sua própria cirurgia. Ainda explicou que a implementação de uma clínica veterinária municipal seria uma política de saúde pública, porque trataria do controle de zoonoses, da leishmaniose, da raiva e, portanto, também da saúde humana.

“Eu não estou aqui falando de hospital veterinário, que já é realidade em muitos locais do nosso país. Nós estamos falando de uma clínica modesta, pública, um centro de referência, onde ali poderia também se promover parceria com o hospital veterinário da FURB, onde se poderia estabelecer parceria com um banco de ração e um banco de remédios para os animais”, esclareceu. Ele ainda disse que espera que o prefeito atenda ao pedido, uma vez que se elegeu apoiado na pauta do bem-estar animal.

A votação foi dez votos a favor, três contrários – dos dois vereadores do Novo e de Flávio Linhares -. O vereador Jovino Cardoso Neto (PL) não estava e o presidente Aílton de Souza (PL) só vota para desempatar,

Os vereadores ainda justificaram seus votos e fizeram esclarecimentos a respeito da diferença entre hospital veterinário e clínica veterinária, e explicando que apoiam as políticas de bem-estar animal. Assista aqui a discussão completa.

A moção aprovada será agora encaminhada ao Executivo municipal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.