Aeroporto Internacional de Florianópolis é destaque na gestão do carbono

Aeroporto Internacional de Florianópolis. Foto: Fabio Gadotti

A PEGADA DO AEROPORTO
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz é o único terminal brasileiro a obter o nível 4 da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), concedida pelo Conselho Nacional de Aeroportos. Isso demonstra que tem alcançado uma redução consistente das emissões de gases de efeito estufa. Enquanto em 2023 a pegada de carbono chegou a 377 toneladas de CO²; em 2024 foi de199 toneladas. Para atingir o Net Zero em 2040, o aeroporto deve diminuir para, pelo menos, 111 toneladas de emissões anuais. Esse avanço é resultado do trabalho realizado pela concessionária Zurich Airport Brasil no rastreamento e monitoramento de 30 categorias de fontes de emissão de gases de efeito estufa. Os itens consideram, por exemplo, o deslocamento dos colaboradores até o aeroporto, a escolha de produtos e fornecedores com menor pegada de carbono e as emissões geradas para manter as aeronaves em solo. O monitoramento é feito por um software desenvolvido internamente, o Carbon Flow, premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition” na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México. “A conquista é extraordinária e demonstra o engajamento de diversas áreas da empresa na gestão sustentável de suas ações”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

APLAUSOS
Com votos contrários do PSol e do PT, a Câmara de Florianópolis aprovou, nesta terça-feira (25), uma moção de aplausos ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG). A iniciativa da homenagem foi do vereador João Padilha (PL), por conta da “defesa da liberdade econômica” feita pelo parlamentar. O placar foi de 12´a 4. “Sua atuação foi fundamental para conscientizar a população sobre questões cruciais para o bem-estar econômico e a segurança financeira dos brasileiros, demonstrando compromisso com os direitos individuais e com a transparência nas políticas públicas“, justificou Padilha. Foto: Vinícius Loures, divulgação, Câmara dos Deputados

PARCERIA
A Conexão Torus, empresa catarinense especializada em articulação e aceleração de negócios e a paulista Biz Partners, boutique de negócios especializada em transacionar ativos únicos e diferenciados, uniram forças e estratégias para ampliação de mercado. Segundo Mariane Baldissera, CEO da Conexão Torus, “a parceria irá potencializar os movimentos corporativos, fortalecer o relacionamento de mercado e expandir as oportunidades de negócios para nossos clientes. Atrelar o relacionamento da Conexão Torus e a força de negócios da Biz nos dará corpo, sustentação e destaque no mercado nacional. Estamos muito felizes com a parceria e já iniciamos 2025 com um pipeline de projetos com valores superiores a R$ 110 milhões. “Um país de extensões continentais e de conexões locais torna a parceria da Biz Partners com a Conexão Torus essencial para levar nossas presenças e nossos diferenciais para todos os cantos do Brasil”, afirma Adriana Secali, sócia da Biz Partners.

ENERGIA NO CARNAVAL
A Celesc anunciou medidas para evitar contratempos no Carnaval. Para agilizar o restabelecimento da energia em caso de ocorrências na região, a empresa contratou quatro caminhões, estrategicamente posicionados no Norte da Ilha, no Sul da Ilha, na praia da Pinheira (Palhoça) e em Palmas (Governador Celso Ramos). Além do suporte operacional, a concessionária ampliou o efetivo destacado para emergências. A estratégia segue o modelo adotado em anos anteriores para minimizar os impactos de possíveis problemas na distribuição de energia elétrica em um dos períodos de maior movimento turístico no estado.

BASE DA PM
O presidente da Aemflo e a CDL de São José, Gilberto Rech, e o executivo Gilson Zimmermann conversaram nesta terça-feira (25) com o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de São José, o tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, sobre a saída da base operacional da corporação de Campinas. Rech também está fazendo uma ponte com a prefeitura em busca de uma solução que não prejudique o bairro.

PAGAMENTOS – Os vereadores de São José aprovaram um projeto que permite o o pagamento de tributos e taxas por meio do Pix. A administração pública deverá disponibilizar ao contribuinte um QR Code, link específico ou chave aleatória para a identificação do pagamento.

O post Aeroporto Internacional de Florianópolis é destaque na gestão do carbono apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.