Brasil assina compromisso para fortalecer mulheres exportadoras

O Brasil formalizou sua adesão ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero nesta segunda-feira (26), durante a 13ª Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Abu Dhabi.

Brasil firma acordo internacional para promover participação feminina no comércio exterior

Brasil firma acordo internacional para impulsionar participação feminina no comércio exterior – Foto: Freepik/ND

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, lideraram o compromisso que visa aumentar a participação das mulheres no setor exportador.

Após 4 anos, acordo agora inclui Brasil

O acordo, estabelecido originalmente em 2020 pelo Canadá, Chile e Nova Zelândia, agora inclui o Brasil, juntamente com outros países da América Latina.

A iniciativa busca promover políticas públicas e cooperação internacional para capacitar mulheres no comércio exterior, impulsionando o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.

Estudo revela apenas 32,5% dos empregos no comércio exterior brasileiro ocupados por mulheres em 2019

Apenas 32,5% dos empregos no comércio exterior brasileiro foram ocupados por mulheres em 2019 – Foto: Freepik/ND

De acordo com um estudo recente do ministério, apenas 32,5% dos empregos no comércio exterior brasileiro eram ocupados por mulheres em 2019. Além disso, apenas 14% das empresas exportadoras tinham uma maioria feminina em suas estruturas de propriedade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.