Onde há mais homens circuncidados no mundo? Veja o que revela estudo

Você já deve ter ouvido falar em circuncisão. Trata-se de uma prática envolta em várias controvérsias, tanto na área da saúde quanto na esfera religiosa. No entanto, há países em que a prática é muito comum. Descubra onde há mais homens circuncidados no mundo.

Homem fechando o cinto da calça

Saiba qual lugar do mundo onde há mais homens circuncidados do mundo. – Foto: omartursic.com/ND

O que é circuncisão?

De acordo com Rodolfo Favaretto, no portal Tua Saúde, a circuncisão é uma cirurgia que tem o objetivo de retirar o prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis. Geralmente ela é indicada para corrigir a fimose e diminuir o risco de infecções urinárias e sexualmente transmissíveis.

Entretanto, a prática ainda é bastante controvérsia. Alguns estudos sugerem que a circuncisão pode reduzir infecções urinárias e melhorar a saúde do pênis, mas outros estudo alertam que a cirurgia pode aumentar os riscos de infecção.

Onde há mais homens circuncidados no mundo?

Mapa com as porcentagens de países com uma maior concentração de homens circuncidados

Áreas onde há uma maior concentração de homens circuncidados – Foto: Voronoi/VisualCapitalist/ND

De acordo com um estudo da Visual Capitalist, que utilizou dados da BioMedCentral, os países com forte influência do islamismo e judaísmo, como o Norte da África e o Oriente Médio, são onde se concentram a maioria dos homens circuncidados. Nesses países, a taxa de circuncisão é de 99%.

Países como Coreia do Sul, EUA e Austrália, apesar de possuírem uma baixa concentração de populações muçulmanas e judaicas em seus territórios, apresentam taxas de circuncisão acima de 50%.

Já na América do Sul, Europa e partes da Ásia, onde o islamismo não possui raízes fortes, a taxa de circuncisão é significativamente mais baixa.

Top 10 países com mais homens circuncidados:

  1. Marrocos: 99,9%
  2. Palestina: 99,9%
  3. Afeganistão: 99,8%
  4. Tunísia: 99,8%
  5. Irã: 99,7%
  6. Saara Ocidental: 99,6%
  7. Gabão: 99,2%
  8. Mauritânia: 99,2%
  9. Tajiquistão: 99,0%
  10. Iémen: 99,0%
Close-up de uma calça masculina

A circuncisão geralmente é recomendada para o tratamento da fimose, porém também é proposta em áreas com alta incidência de HIV, como em países da África oriental – Foto: Freepik/ND

A OMS só recomenda a circuncisão médica voluntária em áreas de alta incidência de HIV, como a África Oriental, pois funciona como um dos métodos de prevenção, juntamente com o uso de preservativos e tratamento pós-exposição.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.