Nesta terça-feira (19), o Procon do Estado de Santa Catarina notificou o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Blumenau sobre a intermitência no abastecimento de água registrados no município. De acordo o órgão de defesa do consumidor, denúncias foram recebidas, principalmente, da região norte de Blumenau.

O Samae de Blumenau foi notificado pelo Procon do Estado de Santa Catarina nesta terça-feira (19) – Foto: Reprodução/ND
Segundo o Procon de Santa Catarina, o Samae tem prazo o de 48 horas pra regularizar o abastecimento de água nas regiões afetadas e enviar caminhões-pipas para abastecer as comunidades. Além disso, o prazo de 10 dias foi passado para prestar os esclarecimentos exigidos. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 50 mil.
O Samae, através de uma nota enviada, explicou que presta todos os esclarecimentos apontados pelo órgão de defesa do consumidor, atendendo aos prazos estabelecidos na notificação.
A autarquia pontuou que tem atuado com operações especiais que envolvem o uso de caminhões-pipa e equipes extras de trabalho aos finais de semana. Conforme o Samae, o consumo de água é maior nesse período e exige mais do sistema de tratamento e distribuição de água.
Além disso, a autarquia de água e esgoto de Blumenau afirmou que tem planos de melhorias e expansão da rede em curto, médio e longo prazo, com prioridade para a região norte. “Essas ações estão andamento, seguem os trâmites exigidos pela gestão pública e, em breve, serão devidamente divulgados pela autarquia”, explicou o Samae.