A renovação passou longe da eleição deste ano da Câmara Municipal de Blumenau e chama a atenção o fortalecimento político de muitos dos eleitos. É certo que vereador com mandato conta com mais estrutura para se reeleger, mas é também uma avaliação, por parte do eleitor, do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos.
E, nesta eleição, 11 foram aprovados e retornam para o Legislativo. Sendo que oito chegam para o terceiro mandato ou mais.
Jovino Cardoso Neto (PL), por exemplo. Emplaca seu quinto mandato, tendo ocupado todos os principais postos da casa.
Adriano Pereira (PT) chega pela quarta vez e, em pelo menos duas eleições, saiu vitorioso no momento em que o PT era execrado por grande parte da população, em especial 2016 e 2020, sem ignorar agora.
Almir Vieira (PP), Aílton de Souza, o Ito (PL), Professor Gilson (PSD), Bruno Cunha (Cidadania), Marcelo Lanzarin (PP) e Alexandre Matias (PSDB) chegam ao terceiro mandato. Curiosamente, cinco desses seis foram os mais votados deste pleito, sendo que Bruno foi o mais votado pela segunda vez.
Estes sete vereadores reeleitos saem empoderados pelo eleitor. Todos com votação acima de 4 mil, exceção de Adriano Pereira, que fez 3.004 votos.
São lideranças-chave para a escolha da primeira Mesa Diretora da próxima Legislatura, debate que começou logo depois do resultado das urnas.
Mas, para a eleição da Mesa, existem outros personagens, e vamos trazer um post sobre o assunto em breve, pois já está fervendo.