Ondas de calor: meteorologista revela quais os impactos gerados em Santa Catarina

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre as ondas de calor que podem atingir o Brasil. Em Santa Catarina, estamos enfrentando temperaturas altas e, por isso, muito se fala que está acontecendo um “pico” nas temperaturas.

Foto de uma praia com sol para representar ondas de calor

O Estado passa por uma onda de calor? — Foto: Mojo AI/Divulgação/ND

Em entrevista ao Portal ND Mais, o meteorologista Piter Scheuer explica o que é onda de calor, se estamos passando por uma e quais serão os impactos gerados por todo esse “quenturão”.

Mas, calma! É importante citar que em Santa Catarina, as temperaturas não atingirão os extremos, só que permanecerão elevadas. Elas prometem variar em torno dos 33°C e 35°C entre sexta-feira (15) e sábado (16), e deverão cair no final de semana seguinte.

Homem com calor

Meteorologista fala sobre as ondas de calor — Foto: Freepik/Divulgação/ND

O Estado enfrentará as ondas de calor?

Santa Catarina não enfrentará as ondas de calor extremo, pois ele está presente principalmente na Argentina. Então, o máximo que ele deverá impactar é nas áreas divisas com o país.

Apesar de não alcançar calores insuportáveis, a presença dessa onda de calor influencia o clima em todo o Estado.

Imagem de Blumenau com Sol

Apesar do ‘calorão’, não espere o sol da imagem nos próximos dias; a previsão é de temporais mal distribuídos  – Foto: Arquivo/NDTV

Scheuer afirma que a população terá que conviver com os temporais mal distribuídos nos próximos dias. Além disso, a chegada de uma frente fria na próxima semana poderá trazer uma organização nas áreas de instabilidade.

Afinal, o que são ondas de calor?

É importante salientar que uma onda de calor é caracterizada por uma massa de ar quente fora do padrão usual, elevando as temperaturas acima da média.

Embora, como citado acima, o Estado passe apenas pela influência dessa condição, não experimentando os extremos observados em outros lugares, como a Argentina.

E quais os cuidados?

Apesar das temperaturas permanecerem dentro da média para a região, é importante que a população continue atenta aos cuidados com a saúde durante os períodos de calor.

Manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e buscar locais frescos são importantes para garantir o bem-estar neste período.

Apesar das ondas de calor não chegar no Estado, é importante não negligenciar os cuidados

Apesar das ondas de calor não chegar no Estado, é importante não negligenciar os cuidados – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.