Nike Nomeia Elliott Hill Como Novo CEO e Sinaliza Mudança de Estratégia

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

A Nike nomeou Elliott Hill como seu novo presidente-executivo, marcando uma possível virada na estratégia da gigante de materiais esportivos. A mudança vem após um período de dificuldades enfrentadas sob a liderança de John Donahoe, que focou no fortalecimento das vendas diretas por meio das lojas e site da marca. O novo comando sugere que a empresa deve voltar a priorizar as relações com os varejistas, buscando recuperar o terreno perdido para concorrentes emergentes.

As ações da Nike subiram cerca de 6% na quinta-feira, refletindo a confiança dos investidores na capacidade de Hill em liderar uma reviravolta.

Leia também


Forbes Tech

Quais tecnologias devem ganhar o mundo após sucesso em Paris

Florença Lo/Reuters
Forbes Money

Ação da Nike desaba após previsão de queda em vendas

REUTERS/Stephanie Lecocq
Forbes Mulher

Atletas olímpicas criticam Nike por kit feminino

Segundo David Swartz, analista da Morningstar, a família Knight, que detém o controle da Nike, e o conselho de administração procuravam um líder com profundo conhecimento da companhia para corrigir os problemas recentes. O principal deles é a tentativa de Donahoe de concentrar as vendas diretamente ao consumidor, uma estratégia que não rendeu os frutos esperados.

Florença Lo/Reuters

Florença Lo/Reuters

A Nike tinha cerca de 83.700 funcionários até 31 de maio de 2023

Desde 2020, Donahoe, ex-CEO do eBay, liderou um movimento de fortalecimento do comércio eletrônico da Nike, visando aumentar as margens vendendo diretamente ao consumidor e reduzir a dependência de varejistas como Foot Locker e Macy’s. No entanto, essa abordagem criou oportunidades para marcas menores, como On Holding e Hoka, ganharem espaço no mercado.

Mesmo com esforços contínuos para impulsionar as vendas diretas, os executivos da Nike admitiram em 2023 que a estratégia não estava trazendo o crescimento esperado. A pandemia alterou o comportamento do consumidor, que passou a preferir a experiência física nas lojas, algo que Donahoe subestimou, segundo Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth.

Ainda não está claro qual será a estratégia definitiva de Hill, mas analistas como Brian Nagel, da Oppenheimer, acreditam que a nomeação de Hill sinaliza um foco renovado na inovação de produtos, sem descartar totalmente a venda direta ao consumidor.

Mais detalhes sobre o direcionamento da Nike devem ser revelados no evento para investidores, previsto para novembro.

Escolhas do editor

Divulgação
Escolhas do editor

Jet ski mais rápido do mundo chega ao Brasil por até R$ 200 mil


Carreira

As profissões que vão nascer e morrer com a ascensão da IA

Getty Images
Carreira

Quanto ganham os CEOs no Brasil?

O post Nike Nomeia Elliott Hill Como Novo CEO e Sinaliza Mudança de Estratégia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.