As cidades do Norte de Santa Catarina foram castigadas por chuvas torrenciais neste final de semana, e acumularam um volume impressionante de água desde sábado (24). As cidades mais atingidas foram Joinville e Araquari.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o município de Araquari foi o mais atingido, com um volume de 281,4 mm. Dezenas de deslizamentos e pontos de alagamentos foram registrados na cidade nas últimas 24 horas.
Por conta do cenário de destruição e a quantidade de pessoas atingidas, um decreto de situação de emergência foi assinado pelo prefeito Clenilton Pereira.
“Amanhã de manhã a gente vai levantar tudo o que aconteceu para continuar atendendo todo mundo”, afirmou Pereira em um vídeo nas redes sociais.
Já em Joinville, as chuvas acumularam a metade do que caiu em Araquari, e somaram 137,1 mm no mesmo período. Dezenas de ruas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela lama.
A maior cidade do Estado também decretou situação de emergência. A decisão foi na manhã deste domingo (25) durante reunião no gabinete de crise.
Segundo a prefeitura, até o meio-dia, foram atendidas 50 ocorrências, sendo 20 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvore e 23 alagamentos em imóveis particulares.
Os bairros mais atingidos foram o Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.
Em Corupá, as chuvas atingiram 101,3 mm em 24 horas, mas não foram divulgadas ocorrências até o momento. Guaramirim e Schroeder também tiveram acumulados expressivos, de 99,8 mm e 96 mm, respectivamente.
Chuvas foram menos intensas em outras cidades da região
Nas cidades de Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, a situação foi um pouco mais tranquila, mas o volume de precipitação não deixa de surpreender. As duas cidades tiveram, respectivamente, 74,8 mm e 74,6 mm de chuvas.,
Já os municípios de Itapoá e Garuva foram os que tiveram os acumulados menos expressivos da região neste final de semana. Em Itapoá, foram 59,4 mm, enquanto Garuva registrou apenas 32,6.
Veja vídeos dos locais atingidos pelas chuvas
Rua está completamente alagada – Vídeo: Divulgação/ND
Força da água também invadiu casas em Araquari – Vídeo: Divulgação/ND
Cidade registra diversos pontos de alagamento – Vídeo: Divulgação/ND
Terminal ficou debaixo d’água e deixou 70 pessoas ilhadas – Vídeo: Divulgação/ND
Chuva causou transtornos no trânsito de Joinville com carros voltando na contramão na rua Marajó – Vídeo: Márcio Falcão/NDTV
Situação bastante complicada após alto e intenso volume de chuva em Joinville – Vídeo: Divulgação/ND
Motorista se arriscou no bairro Itinga em Araquari para passar pela água – Vídeo: Internet/Reprodução/ND