De trevo a duendes: 7 símbolos e tradições do Saint Patrick’s Day, celebrado neste domingo

O Saint Patrick’s Day é uma celebração que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil. O dia 17 de março marca as festividades e referências à cultura da Irlanda. Mas você sabe de onde vem essa festa?

A história de São Patrício, padroeiro da Irlanda, remonta séculos atrás. Nascido como Maewyn Succat, ele foi sequestrado por piratas aos 16 anos e vendido como escravo na Ilha Esmeralda.

Saint Patrick's Day tem comida e cerveja verde como carro chefe é comemorado neste domingo (17)

Saint Patrick’s Day tem comida e cerveja verde como carro chefe é comemorado neste domingo (17) – Foto: Pixabay

Após anos preso em cativeiro, ele conseguiu escapar e se dedicou à fé cristã ao se tornar bispo e adotar o nome de Patrick.

Sua missão de catequizar o povo irlandês transformou a nação e o consolidou como seu padroeiro.

Celebração de Saint Patrick’s Day

De forma surpreendente, a celebração de Saint Patrick’s Day não nasceu na Irlanda, mas sim nos Estados Unidos, graças à grande comunidade irlandesa no país.

Inicialmente marcada por cerimônias religiosas, celebração ganhou contornos mais festivos no século XX, com desfiles e comemorações que se espalharam pelo mundo, invadindo pubs e ruas.

A rica cultura e história da Irlanda são refletidas em seus icônicos símbolos.

Desde o trevo de três folhas, que representa a sorte e tradição celta, até a legendária harpa irlandesa e os enigmáticos Leprechauns, cada símbolo carrega uma parte da identidade do país.

Símbolos e tradições de Saint Patrick’s Day

1. Trevo de Três Folhas

O símbolo é intrinsicamente ligado a São Patrício, que o utilizou para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos. Hoje, ele é estampado em vários objetos, desde camisetas até joias.

Imagem mostra trevo de três folhas, símbolo da Irlanda e da festa de Saint Patrick's Day

Trevo de três folhas é um símbolo da Irlanda e da festa de Saint Patrick’s Day – Foto: Freepik

2. Culinária típica

Culinária irlandesa inclui pretzels e também o carro chefe como a cerveja irlandesa como a Guinness, que é mais que um prato típico, é um patrimônio da Irlanda.

3. Anel de Claddagh

Um símbolo de amizade e amor genuínos, o anel de Claddagh tem uma história de mais de 300 anos e é utilizado de diferentes maneiras para transmitir significados diversos.

4. Harpa de Brian Boru

Esta harpa, embora envolta em mitos sobre sua origem, é um símbolo nacional da Irlanda, presente em documentos oficiais, bandeiras e até mesmo na famosa cerveja Guinness.

5. Bandeira irlandesa

Com suas cores representando o cristianismo, o protestantismo e a paz, a bandeira irlandesa é uma manifestação visual da história e das crenças do país.

6. Leprechaun

São duendes guardiões de tesouros e símbolos do folclore irlandês e ganharam popularidade ao longo dos anos e sendo associados à sorte e encanto.

Leprechaun é um duente típico irlandês e um dos símbolos do Saint-Patrick's Day

Leprechaun é um duende típico irlandês e um dos símbolos do Saint-Patrick’s Day – Foto: Pixabay

7. Símbolos Celtas

Com origens enraizadas na cultura celta, e da identidade da Irlanda, símbolos como a Cruz Celta e o nó celta são encontrados em várias maneiras de arte e escultura por toda a Irlanda, mantendo viva a herança dessa antiga civilização.

Cada símbolo traz uma parte da história e identidade da Irlanda e enriquece ainda mais a cultura diversificada e cativante do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.