Blumenau recebe no próximo dia 20 de setembro recital de Volkslieder – Canções Folclóricas Alemãs

Blumenau recebe na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, às 20h, o recital Volkslieder – Canções Folclóricas Alemãs, que está circulando por cidades gaúchas e catarinenses em comemoração aos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de origem germânica no Brasil. Na apresentação, com entrada franca, a cantora lírica Angela Diel e o pianista Fernando Rauber interpretam canções tradicionais entre os imigrantes, além de obras marcantes de grandes compositores germânicos, como Johannes Brahms a Robert Schumann, e outros importantes nomes de língua alemã, entre eles o austríaco Franz Schubert.

Integração com Blumenau

O Concerto também será uma forma de inclusão participativa com músicos da cidade. O programa será aberto com a apresentação dos pianistas Vanderley Schappo Junior e Yuri Kreutz Hirano.
No repertório da primeira parte teremos Johann Sebastian Bach e Franz Schubert. Ambos os pianistas são orientados pelo professor blumenauense Paulino Junkes.

A programação tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Favorit, Incoterm e da empresa Altenburg. Os apoios institucionais são do Centro Cultural 25 de Julho e do Teatro Carlos Gomes. A produção local está a cargo da R3 Comunicação e Artes Ltda.

Sobre os ingressos

Os ingressos serão distribuídos de forma gratuita uma hora antes do espetáculo e conforme a chegada do público .

Sobre os músicos

Angela Diel destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no exterior. Segundo o crítico Guido Borgomanero, de Curitiba, a cantora “possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro metal, que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la”. Recebeu o prêmio de melhor voz feminina no Concurso Nacional Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, e o prêmio Açorianos de Música, no Rio Grande do Sul, de melhor intérprete erudito, pelo CD Canto Brasileiro. Soma diversas atuações em óperas como Carmen, de Bizet; A Flauta Mágica, de Mozart; além de Il Trovatore, La Traviata e Rigoletto, de Verdi; e foi solista de importantes orquestras brasileiras, atuando em oratórios, sinfonias e cantatas de prestigiados repertórios. É fundadora da Casa da Música POA. Desde abril de 2022, integra a Companhia de Ópera do RS (CORS), como cofundadora, cantora e administradora.

Fernando Rauber é bacharel, mestre e doutor em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias Sul (OSUCS) entre 2009 e 2018 e docente no Curso de Licenciatura em Música da mesma universidade. Atualmente, é professor adjunto de harmonia e análise musical na UFRGS e integra a Sphaera Mundi Orquestra, conjunto porto-alegrense que conta com a direção artística do violinista italiano Emmanuele Baldini. Foi laureado no concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e, em 2007, foi selecionado para ser bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Trabalhou como pianista acompanhador do II e III Festival de Música de Câmara da UCS e foi pianista do Coro Sinfônico da OSPA. Atua intensamente como recitalista, solista e em formações diversas de música de câmara, tanto como pianista quanto cravista.

Serviço

Recital Volkslieder – Canções Folclóricas Alemãs
Com a cantora lírica Angela Diel e o pianista Fernando Rauber
Dia 20 de setembro, sexta-feira, 20h
Teatro Carlos Gomes – Blumenau
Rua XV de Novembro, 1181
Entrada franca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.