TikTok banido? Congresso dos EUA aprova lei que pode proibir rede social

Nessa quarta (13), o Congresso dos Estados Unidos avançou em um Projeto de Lei que pode banir o TikTok caso a ByteDance, empresa chinesa dona do aplicativo, se recuse a vender ou abrir mão da operação no país americano.

Congresso dos EUA aprova projeto para banir TikTok do país

Congresso dos EUA aprova projeto para banir TikTok do país  – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Essa já é uma longa batalha entre o governo americano e a empresa chinesa, que já se estende desde 2020, ainda no Governo Trump. A explicação dos congressistas para esse feito é de que o TikTok estaria coletando dados de usuários americanos, e que o governo chinês poderia ter acesso a eles, gerando um risco à segurança do país.

Segundo o TikTok, as acusações não têm embasamento, já que uma porcentagem da empresa pertence a instituições investidoras do mundo todo, além de que três dos cinco membros do conselho seriam americanos.

Lei ainda precisa de aprovação do Senado 

Caso aprovada pelo Senado, a lei estabelece que a empresa ByteDance terá o prazo de 165 dias para vender todas as operações do TikTok nos Estados Unidos. O aplicativo se tornaria ilegal nas lojas de apps, como Apple Store e Google Play. Sujeita de punição caso a regra seja violada.

Se aprovada, a lei segue para as mãos do presidente Joe Biden, que bate o martelo final.

Rixa entre TikTok e EUA

Em agosto de 2020, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que proibiria a utilização do aplicativo no país. As justificativas são as mesmas de hoje em dia: afetar na segurança nacional e também o uso para propagandas políticas.

O presidente atual, Joe Biden, se diz a favor da decisão. Já Donald Trump, teve uma mudança drástica na decisão, e hoje em dia é contrário ao banimento da plataforma.

“O que me chateia é que sem o TikTok farão crescer o Facebook, que, para mim, é um inimigo do povo” disse o ex-presidente em entrevista à rede de TV CNBC, em novembro do ano passado.

Confira um trecho: 

*Com informações do Super Interessante

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.