Trump pressionou presidente do Fed a cortar juros: ‘Ligue para esse idiota’

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Em 2018, Donald Trump estava presidindo uma economia em expansão — mas ele estava infeliz. Buscando evitar que a economia superaquecesse, o Federal Reserve, liderado pelo nomeado pelo então chefe da Casa Branca, Jerome Powell, estava aumentando lentamente a taxa de juros.

Em um ponto, Trump aparentemente irritado. Chamando Powell de “idiota”, ele ordena que seu secretário de comércio, Wilbur Ross, ligasse para o presidente do Fed e o fizesse reverter o curso de aperto monetário. O relato consta na autobiografia de Ross, que sai no mês que vem.

Leia também

Foto do ex-presidente Donald Trump via Getty Images
Forbes Tech

Trump republica imagens geradas por IA com Kamala Harris e fãs da Taylor Swift


Forbes Money

Doações de bilionários vão pagar as contas jurídicas de Trump

REUTERS
Forbes Money

Desistência de Biden aumenta incerteza nos mercados

“O presidente Trump estava preocupado que aumentos da taxa com justificativa questionável pudessem arruinar a recuperação econômica. Então, ele me pediu para falar com Powell e fazê-lo reverter o curso, ou pelo menos parar de aumentar os juros”, escreve Ross. “Ele [Trump] não estava brincando. Pelo que me lembro dele dizendo, ‘Por favor, ligue para esse idiota e explique a ele que repudiarei sua nomeação, mesmo que ele já tenha sido confirmado.’”

Como Ross conta, ele inicialmente rejeitou o pedido de Trump, dizendo que concordava que a política de Powell estava errada, mas que Trump não deveria “ameaçar substituí-lo ou tomar alguma outra grande ação contra uma instituição independente tão importante” – no caso, o Banco Central dos Estados Unidos, o Fed.

“OK”, Trump respondeu. “Mas você tem de ligar para ele e colocar algum senso nele”.

A história de Ross ressalta o quão ansioso Trump está para desafiar a independência tradicional do Fed de pressões políticas. “Se você olhar para os países ao longo do tempo, há evidências esmagadoras de que quando os bancos centrais são colocados sob o controle de autoridades políticas, esses países tendem a ter taxas de inflação extremamente altas, que, então prejudicam a atividade econômica”, diz o professor de economia da Universidade da Virgínia Eric Leeper. Ele aponta Venezuela, Turquia e a Alemanha durante a República de Weimar como exemplos. “Não há muitas coisas sobre as quais os economistas realmente chegaram a um acordo, mas esta é uma delas.”

O post Trump pressionou presidente do Fed a cortar juros: ‘Ligue para esse idiota’ apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.