Arte pede pausa para pensar

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Cortesia da Galeria Nara Roesler

Cortesia da Galeria Nara Roesler

Vista parcial da coletiva Co(r)respondências na Galeria Nara Roesler, Nova York

Nesta coluna, escrevo sobre dois assuntos, o primeiro é a curadoria do historiador Luis Pérez-Oramas para a exposição “Co(r)respondências: afinidades construtivas/ pintura como superfície”, em exibição na nossa galeria no Chelsea em Nova York. As treze obras de um conjunto de artistas brasileiros e internacionais tem como como foco mostrar que as artes visuais representam uma manifestação única para se debater as diferenças.

A proposta de Oramas, um dos grandes intelectuais da arte contemporânea, é estimular um diálogo entre as obras baseado em duas premissas: a pintura como tratamento especial de uma superfície ou um plano, e a análise dos tipos de “construções” que resultam desse tratamento.

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A arte de Lydia Okumura: percepção versus realidade

Para facilitar a visualização desta correpondência, diálogo ou da química pictórica entre as obras, a montagem da coletiva está dividida em cinco núcleos:

-Montagem Construtiva e sua relação com o Espaço: com trabalhos de Lydia Okumura, Bruno Munari, Elaine Reichek e Lucia Koch

Composições Seriadas de Formas Elementares: com Bruno Munari, Tomie Ohtake e Abraham Palatnik

Cortesia da Galeria Nara Roesler

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Vista parcial da coletiva Co(r)respondências na Galeria Nara Roesler, Nova York

Superfícies Mutáveis enquanto Agentes de Deslocamento Temporal e Espacial: com trabalhos de Carlos Bunga e Eugenio Dittborn

Repetição entre Ordem e Caos: com Antonio Dias, Chris Martin e Bruno Dunley

Superfícies Gestuais: com obras de Karin Lambrecht, Mira Schendel e Cristina Canale.

Para este projeto, Oramas se inspirou em uma afirmação esclarecedora, do pintor simbolista francês Maurice Denis (1870-1943), a ter em mente em nossos mergulhos no universo das artes visuais: “Lembrem-se que antes de ser uma representação de um cavalo de guerra, de uma mulher nua ou ainda de uma anedota, um quadro é por essência uma superfície plana ocupada por cores arrumadas numa certa ordem”.

Cortesia da Galeria Nara Roesler

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Vista parcial da coletiva Co(r)respondências na Galeria Nara Roesler, Nova York

SERVIÇO:

  • Co(r)respondências: afinidades construtivas/pintura como superfície
  • Até 16 de agosto, 2024
  • Curadoria de Luis Pérez-Oramas
  • Galeria Nara Roesler / Nova York

A arte da reflexão irônica de Marcos Chaves 

O artista carioca Marcos Chaves lançou seu livro na nossa galeria nova iorquina na semana passada

Cortesia da Galeria Nara Roesler

Cortesia da Galeria Nara Roesler

Capa do livro do artista plástico Marcos Chaves lançado no dia 17 de julho em Nova York

O livro “It Looked, and I Looked Back”, assim mesmo com título em inglês, é um convite para o olhar embarcar em uma viagem visual recheada de humor e toques importantes, característica da obra lúcida e socialmente consciente do carioca Marcos Chaves (n. 1961).  Trata-se de uma edição limitada em capa dura de apenas 50 exemplares, todos assinados e numerados, com introdução de Bernardo Mosqueira e ensaio de Luisa Duarte, publicado pela KMEC Books, editora internacional especializada em livros de arte, e impresso na Itália pelo grupo Faenza.

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Nas 248 páginas estão imagens que vão do Rio de Janeiro a Katmandu a Nova York feitas pelo artista, e páginas com pares de fotografias que dialogam entre si, revelando o humor no nosso cotidiano que, na maioria das vezes, mal percebemos.  A reflexão filosófica, irônica, do olhar crítico de Marcos Chaves, é o fio condutor de sua rica obra multimídia que se baseia em um comentário sério, mas divertido, sobre as idiossincrasias da própria vida, alertando sobre o caráter ambíguo que habita no prosaico de nossa sociedade e cultura.

Para reservar um exemplar, envie e-mail para: [email protected]

Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) [email protected]

Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.

[email protected]
Instagram: @galerianararoesler
http://www.nararoesler.com.br/

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