O Programa Mais Médicos lançou um novo edital oferecendo 156 vagas em 75 municípios catarinenses. As vagas são divididas em equipes de de saúde de família, equipes de consultório de rua e equipes de atenção primária prisional.
O edital prevê que 9% das vagas sejam destinadas a pessoas com deficiência (PcD), além de 20% a 50% destinadas a pretos, pardos, indígenas e quilombolas (PPIQ).
No caso dos PPIQ, os municípios que têm duas vagas terão 50% das vagas destinadas a esse grupo. Municípios com três ou mais vagas destinarão 20% das vagas aos PPIQ.
As inscrições vão até sábado (6), às 18h. Elas são feitas exclusivamente pela internet através do site do programa.
Valor da bolsa
Os médicos aprovados no programa receberão uma bolsa, além de outros benefícios. O valor bruto é de R$ 14.058, que, com descontos, chegam a aproximadamente R$ 12.500 de valor líquido. O tempo de contrato é de 48 meses.
Além da bolsa, os médicos recebem auxílio-moradia e auxílio-alimentação. A oferta do auxílio-moradia não será concedida aos médicos participantes que já residam no município de alocação.
Outras dúvidas e detalhes podem ser conferidas no edital do programa ou na página de perguntas frequentes.
Quem pode se inscrever
- Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil pelo CRM (Conselho Regional de Medicina);
- Médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (Intercambista Brasileiro);
- Médicos estrangeiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior (Intercambista Estrangeiro).
Programa Mais Médicos
O Mais Médicos é um programa lançado em 8 de julho de 2013. Seu cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.
Desde a sua implementação, mais de 15 mil médicos foram levados às áreas onde faltam profissionais, garantindo acesso à saúde para mais de 63 milhões de pessoas.
Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro lançou o programa Médicos pelo Brasil, substituindo o Mais Médicos para focar em profissionais formados no Brasil.
Em 2023, o atual presidente, Lula, encerrou o programa do governo anterior e restituiu o Mais Médicos, voltando a aceitar médicos estrangeiros.
Municípios com mais vagas
A maior parte dos municípios oferece menos de 5 vagas. As exceções são Blumenau, com 19 vagas, Jaraguá do Sul, com 12, Biguaçu, com 6, bem como Laguna e Penha, com 5.
Ainda, Florianópolis, Imbituba, Gaspar e Navegantes aparecem com a oferta de 4 vagas. O quadro de vagas totais pode ser acessado através da planilha disponibilizada pelo Mais Médicos.