Golpe do Pix: motoristas de aplicativo são alvos de assalto em corridas ‘falsas’ em Joinville

Em apenas 10 dias, dois golpes do Pix foram registrados por motoristas de aplicativos em Joinville, no Norte catarinense. Segundo investigação, os assaltantes se passavam por clientes, abordavam as vítimas com violência e exigiam grandes transferências em dinheiro.

Golpe do Pix: motoristas de aplicativo são alvos de criminosos em corridas falsas em Joinville

Golpe do Pix: motoristas de aplicativo são alvos de criminosos em corridas falsas em Joinville – Foto: PCSC/Reprodução/ND

De acordo com o delegado da Polícia Civil José Gattaz Neto, os dois casos aconteceram com o mesmo “modus operandi”, o que indicou à investigação que os assaltos foram cometidos pelas mesmas pessoas.

No primeiro caso, o motorista, de 68 anos, buscou um grupo de três homens e iniciou a viagem solicitada por um aplicativo. Em certo ponto, os homens iniciaram as ameaças, exigindo as transferências de dinheiro. Um dos assaltantes chegou a colocar uma faca no pescoço da vítima, que reagiu.

O motorista ficou ferido no pescoço, braço e pernas. Após a briga, ele foi colocado no porta malas e teve seu celular levado pelos assaltantes, assim como uma quantia em espécie de R$ 100.


Imagens de câmera de segurança mostram os suspeitos fugindo após cometerem o assalto – Vídeo: PCSC/Reprodução/ND

Já no segundo golpe, uma mulher solicitou a corrida, mas no local, a motorista constatou que, na verdade, eram dois homens. Eles, no entanto, garantiram que a viagem havia sido solicitada por uma conhecida.

A motorista seguiu a viagem e, quando chegou no local indicado, os homens anunciaram o assalto. Neste caso, o grupo conseguiu finalizar o golpe após a motorista realizar a transferência via Pix.

Investigação identificou suspeitos do golpe do Pix

A DIC (Divisão de Investigação Criminal) começou a verificar imagens de câmeras de seguranças das regiões onde os crimes aconteceram. Segundo o delegado Gattaz, a investigação identificou que os dois homens que assaltaram a motorista também participaram do primeiro roubo.

A investigação, por meio da Polícia Científica, conseguiu recuperar uma impressão digital na faca usada no primeiro assalto. Dessa forma, um dos integrantes do grupo foi identificado e localizado pela DIC.

Um segundo suspeito também foi encontrado, no bairro Jardim Paraíso, na zona Norte da cidade. O homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Joinville e, segundo a investigação, admitiu o crime a ainda relatou ao agente que estava “surpreso”, pois não imaginava que a polícia conseguiria identificá-lo.

Dois suspeitos já foram presos pela Polícia Civil, em Joinville – Vídeo: PCSC/Reprodução/ND

A DIC continua a investigação para identificar o terceiro integrante do grupo. “Os motoristas de aplicativo devem sempre se preocupar com a segurança em primeiro lugar, não visar apenas o lucro. Então, quando uma corrida for chamada é importante que verifiquem se a pessoa que está entrando no veículo é realmente a pessoa que fez a chamada. Isso traz mais segurança”, alerta o delegado.

Investigação da DIC continua – Vídeo: PCSC/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.