Chineque pode se tornar patrimônio cultural imaterial de Joinville

O tradicional pãozinho doce de Joinville, o chineque, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do município. A proposta, apresentada na Câmara de Vereadores, foi anunciada nesta quarta-feira (6).

Chineque é tradicional na cidade

Tradicional pão doce de Joinville pode ser reconhecido como patrimônio cultural – Foto: Lincoln Pradal/ND

De autoria do vereador Luiz Carlos Sales, o projeto pretende reconhecer o chineque como “parte essencial do patrimônio cultural da cidade”. “É mais do que um alimento; é um elo entre as pessoas, uma herança cultural que merece ser protegida e celebrada”, afirma o parlamentar.

O chineque possui origem alemã, e há décadas faz parte da identidade gastronômica de Joinville. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou a qualquer hora do dia, o pãozinho é presença garantida em grande parte das casas joinvilenses.

A proposta apresentada na Câmara deverá ser apreciada pelas comissões e, caso seja aprovada no plenário, tornará o doce típico de Joinville em patrimônio de toda a cidade.

NDTV Record e CDL promovem 3ª edição da Chinequefest em agosto

Para celebrar o doce típico, a NDTV Record e a CDL de Joinville vão promover no dia 24 de agosto a 3ª edição da Chinequefest. Sucesso de público e de vendas em 2023, a festa foi confirmada nesta quarta-feira (6).

E em 2024 a Chinequefest terá novidades, como o novo local onde será realizada, no Expocentro Edmundo Doubrawa. “Trará uma qualidade maior, mais segurança”, afirma Roseli Hang, presidente da Câmara Setorial de Padarias e Confeitarias da CDL.

“Onde tem coisa boa, a NDTV Record está, com certeza. Se tem chineque, melhor ainda. A festa foi maravilhosa no ano passado, com esta grande parceria com a CDL e esse grupo de panificadores que a gente colocou em evidência”, pontua Silvano Silva, diretor regional do Grupo ND.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.